Honda vai leiloar peças históricas da Fórmula 1

A divisão de competição da Honda vai leiloar peças autênticas da sua história na Fórmula 1. O destaque vai para o motor V10 utilizado por Ayrton Senna na época de 1990, na qual conquistou o seu segundo título mundial.

Se sempre quis ter peças vindas de monolugares da Fórmula 1, a Honda acaba de criar a oportunidade ideal.

A marca nipónica anunciou que vai leiloar peças históricas da Honda Racing Corporation (HRC), incluindo elementos do motor RA100E V10 utilizado no Mclaren MP4/5B de Ayrton Senna, com o qual conquistou o seu segundo título mundial em 1990.

Entre o espólio que será leiloado, estão peças de edições limitadas, merchandising autografado e artefactos raros da extensa história da HRC na categoria máxima do automobilismo.

De acordo com a marca, a decisão de avançar com esta venda está alinhada com o compromisso da Honda em preservar e valorizar o seu passado nas corridas.

No Japão, este trabalho já é visível no Honda Collection Hall, em Motegi, e na Honda Racing Gallery, em Suzuka, onde a marca mantém uma vasta coleção de carros históricos que se encontram em condições de funcionamento.

Leilão na Monterey Car Week

O leilão de memorabilia promovido pela Honda Racing Corporation está agendado para agosto de 2025, durante a prestigiada Monterey Car Week, na Califórnia, Estados Unidos da América.

Todos os artigos vendidos terão um certificado de autenticidade emitido pela HRC, garantindo a proveniência das peças.

O motor que levou Senna ao seu segundo título mundial

Com a proibição dos motores turbo em 1989, a Honda desenvolveu o motor V10 atmosférico RA109E de 3,5 litros, fornecido exclusivamente à McLaren.

O motor mostrou-se altamente competitivo, alimentando a intensa rivalidade entre Senna e Prost, com o campeonato decidido de forma polémica em Suzuka e em favor do piloto francês.

Em 1990, o evoluído RA100E garantiu seis vitórias, o título de construtores para a McLaren e o bicampeonato para Senna, também novamente decidido de forma controversa.

No ano seguinte, a Honda adotou um V12 e acabaria por abandonar a Fórmula 1 no final de 1992.