A nipónica Honda acaba de dar a conhecer o seu primeiro bloco de oito cilindros em V (V8), já com o famoso sistema de comando de válvulas VTEC. Mas que, infelizmente e ao contrário do que muitos esperariam, não será aplicado num qualquer automóvel... mas, sim, num barco!
A apresentação deste novo motor de combustão foi feita pela divisão marítima da Honda Motor Corporation, a Honda Marine, acrescentando que o BF350 (assim se chama o novo motor) destinar-se-á a embarcações com mais de 25 pés (7,620 metros). Nas quais promete bom desempenho, uma entrega suave da potência, assim como "uma excelente eficiência em termos de consumo de combustível".
Ainda sobre este novo motor, o fabricante nipónico revela que apresenta uma cilindrada de 5,0 litros, naturalmente aspirados, oferecendo, no eixo da hélice e utilizando gasolina sem chumbo de 86 octanas, uma potência máxima na ordem dos 350 cv.
Novidade, igualmente, neste propulsor marítimo, a integração do famoso sistema de comando de válvulas da Honda, conhecido como 'Variable Valve Time & Lift Electronic Control (VTEC), além do sistema de aceleração melhorada 'Boosted Low Speed Torque' (BLAST). Sem esquecer, igualmente, várias outras tecnologias, como é o caso do sistema de controle da injecção de combustível 'Lean Burn' ou da Tecnologia de Redução de Fricção, para maior eficiência.
LEIA TAMBÉM
O irmão SUV do Civic. Honda ZR-V já está disponível em Portugal
Finalmente e a complementar este novo V8, o sistema de comando e controlo Intelligent Shift & Throttle da Honda, com botões independentes Trim Support, Automatic Tilt, Cruise Control e Trolling Mode.
Ainda sobre o novo Honda BF350, dizer que não é um motor fora de borda leve ou barato, já que, não somente pesa 347 kg de peso, como, referem algumas fontes, já que a marca nipónica ainda não divulgou oficialmente o seu preço, pode vir a custar qualquer coisa como 43.500 euros!
Ou, encarado de outra forma, bastante mais do que aquilo que é pedido por muitas embarcações...