Homenagem aos V10: Audi R8 V10 Decennium

Texto: Nuno Fatela
Data: 28 Fevereiro, 2019

Assinala-se uma década da chegada dos blocos atmosféricos de dez cilindros ao desportivo germânico, e a marca dos quatro anéis celebra esse momento com o Audi R8 V10 Decennium

Uma década. Ou, se preferir de outra forma, um Decennium. Estão a ser celebrados os dez anos desde a chegada dos motores V10 atmosféricos ao Audi R8, com a marca a escolher o Salão de Genebra como palco para esta festa. E o maior presente, ou neste caso a cereja no topo do bolo de aniversário, é o novo Audi R8 V10 Decennium. Trata-se de uma edição limitada, com apenas 222 unidades numeradas, que assinala esta efeméride.

Como a ideia passa por assinalar os dez anos dos motores V10, o protagonista da festa apresenta-se na sua melhor forma. Serão 620cv debitados por este propulsor, potência que debita agora o R8 Plus, recentemente renovado. Com o binário a ascender aos 580Nm, a aceleração até aos 100 km/h do Audi R8 V10 Decennium cumpre-se em 3,1 segundos, e com o ponteiro da velocidade a parar a sua ascensão apenas nos 331 km/h.

Como se pode perceber, as principais alterações surgem na estética. Além das incrições Decennium em diversos locais, a carroçaria ganha também apontamentos a bronze que sobressaem no cinzento Daytona (um belo contraste que já tivemos oportunidade de ver também no mais pequeno modelo da marca, o A1). Esta cor pode ser apreciada, por exemplo, nas jantes de 20” e no coletor da admissão. Surgem ainda acabamentos em tom preto brilhante para elementos aerodinâmicos, enquanto o carbono é a cor escolhida para os retrovisores.

A bordo é a fibra de carbono que sobressai do ambiente dominado pelos revestimentos a preto, que acolhe um acabamento brilhante para locais como os bancos desportivos. Mas, tal como no exterior, também temos o bronze a entrar em cena, por exemplo nas costuras do volante em alcantara e da alavanca da caixa de velocidades. Depois, tratando-se do Audi R8 V10 Decennium, é procurar pelos logos Decennium que assinalam a exclusividade desta edição nas portas ou consola central. E, para que sinta ainda melhor que está num automóvel que apenas mais 221 pessoas podem possuir, e celebrar ainda melhor os dez anos dos V10 atmosféricos no R8,  quando sair do carro existe ainda uma projeção luminosa com a inscrição Decennium.

 

Veja também a nossa primeira experiência ao volante dos novos Audi R8 neste artigo

Partilhar