Mobieco

Publicidade

No topo na China. HiPhi anuncia-se à Europa com EV de entrada já para 2023

Texto: Francisco Cruz
Data: 30 de Março, 2023

Apresentado ao mundo através de um SUV de luxo, de nome X, o ainda jovem fabricante chinês de veículos elétricos HiPhi , prepara-se, agora, para se estrear na Europa. O que acontecerá, não com o seu modelo inaugural, mas com um veículo elétrico (EV) de entrada de gama, de nome Y, previsto ainda para 2023.

Embora o nome deste novo modelo, que marcará a estreia da HiPhi no Velho Continente, ainda não seja certo, a verdade é que, para este fabricante com sede em Xangai, será já o seu terceiro modelo. Isto, depois da estreia no mercado com a apresentação de um SUV de luxo, batizado de X, a que se seguiu um não menos luxuoso grand tourer, de nome Z.

Quanto ao Y, será o primeiro modelo elétrico de grande volume no portfólio da HiPhi, com base na mesma plataforma dos “irmãos” de maior status, noticia a britânica Autocar, que inclusivamente falou com o director de tecnologia da marca, antigo director da divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, Mark Stanton.

O SUV X foi o modelo de estreia da marca HiPhi, propriedade da tecnológica Human Horizons
O SUV X foi o modelo de estreia da marca HiPhi, propriedade da tecnológica Human Horizons

Ainda segundo a mesma fonte, este terceiro modelo começará por ser apresentado já na próxima edição do Salão Automóvel de Xangai, ainda no final deste mês de março, seguindo-se a sua introdução nos mercados europeus, a começar pelo Reino Unido, lá mais para final do ano de 2023.

Quanto ao preço, Stanton garantiu à Autocar que será mais acessível do que os modelos anteriores, até porque, tanto o X, como o Z, “eram modelos topo de gama“, que serviram para “posicionar a nossa marca no segmento premium”, levando mesmo a que, a maior parte dos clientes da HiPhi, tinham vindo da Mercedes-Benz.

Ainda assim e fruto deste posicionamento, o britânico também refere que o Y “não será um carro barato”, nem sequer será produzido em “milhões e milhões” de unidades. Será, sim, mais pequeno e acessível do que os “irmãos”.

LEIA TAMBÉM
Human Horizons revela grand tourer elétrico com braço robótico

Recordar que, o primeiro modelo da HiPhi, o SUV X, entrou em produção, a China, há menos de dois anos e, terminado o primeiro ano de comercialização, já era o EV premium mais vendido naquele mercado. Isto, apesar de ostentar preços a partir dos 80 mil euros, sensivelmente.

Quanto ao grand tourer Z, foi lançado no mercado chinês, pela marca propriedade da tecnológica chinesa Human Horizons, no final de 2022, com o propósito declarado e assumido, segundo a publicação britânica, de roubar clientes ao inatingível Porsche Taycan.