Publicidade

Depois do coupé. Hennessey agenda versão Roadster do Venom F5

Texto: Francisco Cruz
Data: 28 de Abril, 2022

Numa altura em que o fabricante norte-americano continua no processo de produção das 24 unidades do coupé, eis que a Hennessey Special Vehicles prepara já nova variante do hiperdesportivo candidato a automóvel de produção mais veloz do mundo, o Venom F5. Desta feita, na configuração Roadster…

Seguindo aquilo que já foi a prática com o Venom GT, em que o coupé acabou dando igualmente origem a uma versão Spyder, a Hennessey Special Vehicles prepara-se, agora, para repetir a fórmula com o Venom F5. Anunciando a solução encontrada através de um teaser que também agenda para 9 de agosto de 2022, a apresentação da nova variante.

Contudo, tudo aponta para que, à excepção do tejadilho removível, o Venom F5 Roadster – assim se chama o modelo que a Hennessey promete apresentar… – poucas mais alterações apresentará. Mantendo, por exemplo, o V8 6.6 litros ‘Fury’ twin-turbo a prometer 1.843 cv de potência às 8.000 rpm e 1.617 Nm de binário, disponível a partir das 5.000 rpm.

O teaser que anuncia a chegada do futuro Hennessey Venom F5 Roadster
O teaser que anuncia a chegada do futuro Hennessey Venom F5 Roadster

A apoiar o V8, uma caixa semi-automática de uma só embraiagem e sete velocidades, com patilhas no volante, que poderá ser uma importante ajuda para que este Roadster consiga (tentar) bater os 427,4 km/h que o Venom GT Spyder atingiu a 25 de março de 2016, durante uma tentativa de velocidade realizada na Base Aérea da Marinha dos EUA, em Lemoore.

De resto e desde aí, o novo Hennessey Venom F5 tem procurado aproximar-se gradualmente destes números, com o objectivo de bater a barreira das 300 milhas por hora, ou 482,80 km/h. Sendo que, o objectivo escondido por detrás os números, é superar o Bugatti Chiron Super Sport 300+ e os 489,24 km/h.

LEIA TAMBÉM
Após chegar aos 437,1 km/h. Venom F5 mais perto de tornar-se o mais rápido

A terminar, recordar apenas que o desvendar do Venom F5 Roadster está, desde já, previsto para 9 de agosto de 2022, ou seja, menos de duas semanas antes do The Quail, o festival automóvel Monterey Car Week, que tem lugar na Califórnia, EUA.

Quanto a preços e embora o fabricante nada tenha revelado, a experiência já amealhada ensinou-nos, já por diversas vezes, que os descapotáveis são tradicionalmente mais caros que os coupés. Como tal e se pensarmos que o F5 já tem preço conhecido e custa qualquer coisa como 2,1 milhões de dólares, perto de dois milhões de euros à cotação atual…