Baterista dos Iron Maiden recebe ‘XJ Greatest Hits’

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Março, 2018

Assinalando os cinquenta anos de produção deste ícone, um exemplar muito especial foi encomendado à Jaguar Classic. Exposto no Salão de Genebra, o XJ Greatest Hits torna ainda mais óbvia a ardente paixão de Nicko McBrain, baterista dos Iron Maiden, pela marca britânica.

Um fã assumido da Jaguar, Nicko McBrain expressa agora essa ligação com toda a espetacularidade. O baterista dos Iron Maiden é o protagonista de um projeto muito especial, em que o seu XJ6 Série 3 foi alvo de um incrível trabalho por parte da divisão de personalização do fabricante britânico, a Jaguar Classic. O resultado é este incrível XJ Greatest Hits desvendado no Salão de Genebra, que “nasceu” de 3500 horas de trabalho, dedicadas ao restauro, redesenho e substituição de 4000 peças sobressalentes, além do respetivo processo de montagem. O que resultou numa alteração do visual interior e exterior e também modificações na transmissão, suspensão e motor.

No exterior, as diferenças deste Jaguar XJ Greatest Hits com pintura Malva exclusiva começam a notar-se logo nos para-choques únicos deste clássico, que contam com um acabamento cromado brilhante e intermitentes laterais ao estilo americano. Também salta à vista a forma mais larga dos arcos das rodas, uma obrigatoriedade para acomodar os pneus 235/45 Pirelli PZero e as jantes de 18’’ feitas à medida.

Quando se procura aceder ao interior nota-se imediatamente que as soleiras foram alvo de atenção, mas isto acontece apenas após se utilizar os elegantes puxadores de portas, que no XJ Greatest Hits são idênticos aos da Series 2 deste ícone britânico. Os espelhos utilizados também são oriundos desta geração. As borrachas das portas traseiras foram substituídas e o modelo passa a contar com fechos modernos e centralizados por controlo remoto.

Foram ainda introduzidos faróis LED com uma assinatura luminosa em ‘Halo’, e das alterações no exterior culminam com a substituição das bocas (e depósitos) de combustível.

A bordo do XJ Greatest Hits a Jaguar Classic também não se poupou a esforços para dar a Nicko McBrain aquilo que ele desejava. Começou por substituir a espuma dos bancos, que surgem agora com revestimentos em Pimento Red combinado com as linhas pretas das costuras à mão. Um toque de desportivismo é dado pela alcantara no teto e ainda o botão de arranque no tablier

 

Tratando-se do baterista dos Iron Maiden, não admira que o XJ Greatest Hits ganhe também uma ligação ao mundo da música. Ela tem início no tablier em que surge a madeira silómero, de tons cinzento escuro, já que este é o material favorito de Nicko McBrain para fazer os seus tambores. Já no volante pode ver-se a mascote ‘Eddie Growler’, que foi introduzida nos carros do guitarrista quando ele apresentou o seu XKR-S de 2013.

Também os elementos mais modernos deste clássico restaurado são uma bela sinfonia que remete para o mundo da música. Com o ‘XJ Greatest Hits’ a receber um ecrã tátil para aceder a capacidades como a navegação por satélite, destaca-se principalmente o sistema áudio de 1100W, pois os seus botões imitam os que surgem nos amplificadores de guitarra. Para as saídas a opção foi pelas colunas de som do XF de 2012, pois estas são as preferidas do músico.

Na mecânica existem igualmente alterações, que começam nas atualizações das suspensões, que contam com amortecedores ajustáveis. O motor de seis cilindros em linha com 4,2L juntamente com carburadores de 2’’ SU de um E-Type contou ainda com um grande número de peças restauradas do XJ6 original do baterista dos Iron Maiden. Os tubos de escape mecanizados também deixam de estar contemplados, pois foram substituídos por outro com um design especial. O que certamente vai ajudar a garantir que a sonoridade do Jaguar XJ Greatest Hits será música para os ouvidos de Nicko McBrain.

 

Se este clássico é um dos destaques da Jaguar no Salão de Genebra, a marca oferece também no certame uma antevisão ao seu futuro, com o SUV elétrico I-Pace. A edição especial F-Type Graphic Pack confere ainda mais brilho ao espaço dos britânicos no evento.

 

Notícia atualizada a 08.03.2018, pelas 18.50H. Por engano foi indicado que McBrain era o guitarrista dos Iron Maiden quando, na realidade, é o baterista. As nossas desculpas aos leitores e ao músico.