Mobieco

Publicidade

Grupo PSA. Eletrificação chega aos comerciais compactos em 2021

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Dezembro, 2020

O Grupo PSA vai lançar em 2021 as versões elétricas da sua gama de comerciais compactos, com uma linha motriz constituída por um motor elétrico de 100 kW e uma bateria de 50 kWh. 

O Grupo PSA vai lançar as versões elétricas dos comerciais compactos, quer dos furgões de mercadorias, quer dos derivativos de passageiros, dos modelos Peugeot Partner / Rifter, Citroën Berlingo Van / Berlingo e Opel Combo / Combo Life no final de 2021.

Os novos comerciais elétricos compactos vão ser lançados no mercado numa altura em que já estarão disponíveis as versões elétricas das gamas de comerciais médios (Van-D) e furgões de grandes dimensões (Van-E) das marcas Peugeot, Citroën e Opel / Vauxhall.

Os novos Peugeot e-Partner, Citroën ë-Berlingo e Opel Combo-e serão produzidos na fábrica de Vigo, em Espanha, onde também serão montados os respetivos packs de bateria.

A oferta elétrica vai ser estendida aos derivativos de passageiros Peugeot e-Rifter, Citroën  ë-Berlingo e Opel Combo-e.

LEIA TAMBÉM
Grupo PSA. Toda a gama de comerciais eletrificada até 2021

Os motores elétricos serão fabricados em Trémery e as transmissões em Valenciennes, ambas em França.

Plataforma eCMP

Os novos comerciais elétricos compactos do Grupo PSA vão utilizar a plataforma eCMP, que possui uma cadeia de tracção constituída por uma bateria de 50 kW, arrefecida a água e que permite até 100 kW de potência de carregamento, um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e um carregador integrado disponível em dois níveis de potência (7,4 kW monofásico e 11 kW trifásico). 

De acordo com Xavier Peugeot, diretor da unidade de negócio de Veículos Comerciais Ligeiros, “com a chegada das versões elétricas dos nossos furgões e das suas variantes de veículos de passageiros, o Grupo PSA continua a sua ofensiva, passando a disponibilizar uma gama elétrica de veículos comerciais ligeiros completa, sem qualquer cedência em matéria de prestações”.