Publicidade

Goodyear Aero: Pneu para carros voadores

Texto: Filipe Bragança
Data: 6 de Março, 2019

O mais recente protótipo de pneu Goodyear Aero está em exibição no Salão Internacional de Genebra.

O Goodyear Aero é um pneu dois em um, concebido para os automóveis voadores autónomos do futuro. A ideia por detrás deste protótipo é a possibilidade de o utilizar o Aero como um pneu tradicional para a estrada, mas também, como uma hélice para que o veiculo com ele equipado possa levantar voo. Chris Helsel, Diretor de Tecnologia da Goodyear, explicou que “as empresas de mobilidade, procuram no céu a resposta para os desafios do transporte urbano e do congestionamento. O ver no nosso trabalho, arquitecturas e materiais avançados para pneus levou-nos a imaginar uma roda que poderia servir como um pneu tradicional na estrada, e como um sistema de propulsão no céu”.

Este pneu-hélice futurista tem cinco características chave:

Design Multi-modo: O Aero é um conceito multi-modo de um rotor de inclinação. Da mesma forma que a sua estrutura oferece as capacidades de uma roda normal, o seu desenho é igualmente eficaz na transformação do ar em propulsão através da acção das suas pás.

Estrutura não pneumática: Este pneu sem ar único utiliza uma estrutura não pneumática que é suficientemente flexível para amortecer os impactos quando se conduz em estrada, e suficientemente resistente para girar às elevadas velocidades necessárias para que os rotores criem uma elevação vertical.

Propulsão magnética: Este protótipo está desenhado para utilizar a força magnética de forma a proporcionar propulsão sem fricção. Esta característica permitirá que o veiculo que use esta roda possa alcançar as elevadas velocidades de rotação necessárias para conduzir o veículo no solo e no ar.

Detecção óptica: O Aero faz uso de sensores de fibra óptica de forma a monitorizar as condições da estrada, o desgaste do pneu e a respectiva integridade estrutural.

Inteligência Artificial: Esta roda tem tecnologia de I.A. integrada, que combina a informação dos sensores do pneu com os dados das comunicações entre o veiculo e a infraestrutura. O processador inteligente analisa os dados e automaticamente recomenda uma determinada acção.

O Aero, em exibição no Salão de Genebra, ainda é um projecto conceptual mas, a Goodyear garante, que se enquadra como guia na a sua estratégia de futuro.

 

Veja também:

As novidades do maior salão automóvel do mundo
Revista Turbo no Salão de Genebra 2019
Crossover Mazda CX-30 apresentado em Genebra
Kia electrifica Genebra com novo concept (vídeo)