GM regista patente para um sistema de escape nos elétricos

A General Motors patenteou um sistema de exaustão de gases para veículos elétricos. A função não é simular um motor a combustão, mas prevenir incêndios.

A General Motors (GM) registou uma patente invulgar no Instituto de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) destinada a veículos elétricos: um sistema de “escape”.

Ao contrário de outros registos de patentes que também já foram notícia, este sistema não pretende aproximar um veículo elétrico de um carro a combustão.

Trata-se, na verdade, de um mecanismo de segurança destinado a libertar gases inflamáveis no caso de uma falha térmica nas baterias, prevenindo possíveis incêndios.

Como funciona?

A falha conhecida como "thermal runaway" ocorre quando uma célula da bateria entra em sobreaquecimento e desencadeia uma reação em cadeia.

O calor gerado liberta gases altamente inflamáveis. Sem um sistema de controlo eficaz, pode culminar num incêndio, e é aqui que entra este novo mecanismo.

O sistema desenvolvido pela GM canaliza esses gases para fora do veículo de forma controlada, através de válvulas e deflectores, direcionando-os para longe das áreas críticas.

Ao contrário dos sistemas de escape convencionais dos motores de combustão interna, este sistema só entra em ação em situações de emergência. O objetivo é simples: evitar que uma falha localizada numa célula de bateria comprometa todo o veículo.

Os gases saem, e depois?

No registo da patente, a GM não detalha como filtra os gases expelidos, que podem ser tóxicos.

Outras marcas também já estão a desenvolver soluções semelhantes, mas que incluem filtros. A Stellantis é uma delas, tendo desenvolvido uma solução com um filtro inspirado nos catalisadores automóveis, filtrando os gases tóxicos antes de serem emitidos para a atmosfera.

Já o sistema que a GM desenvolveu, parece retirar mais inspiração às válvulas de alívio de emergência de um esquentador, que atuam de forma semelhante.

No entanto, no caso de um acidente ou bateria com defeito, pode ser mesmo o que faz a diferença entre substituir um pack de baterias ou ter de enviar o carro para a sucata e comprar um novo.