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GKN promete motor elétrico revolucionário

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 de Setembro, 2017

Poderá o Salão de Frankfurt significar um momento histórico para a implementação das motorizações elétricas? É esse o objetivo da GKN, que vai desvendar no evento um novo motor designado eTwinsterX.

A fornecedora de componentes GKN, que já trabalhou com marcas como a BMW (no projeto do desportivo i8) e a Porsche, promete desvendar no Salão de Frankfurt um motor elétrico que vai ter vantagens ao nível das dimensões, peso, prazer e segurança de condução e ainda na facilidade de montagem. Anunciando que vai revelar “a mais avançada tecnologia de motorizações elétricas do mundo”, a promessa é que esta nova solução designada eTwinsterX será mais leve e compacta. Isto torna-o mais apto para automóveis de menores dimensões, potenciando a introdução em modelos acessíveis a um público superior. Além disso, garante maior flexibilidade na utilização deste motor, permitindo uma variedade de configurações para equipar viaturas com tração dianteira, traseira ou integral. Mas a principal aposta da GKN neste motor para convencer os fabricantes passa efetivamente pelas dimensões reduzidas.

 

Outro benefício reside no facto de se tratar de um motor elétrico que traz de origem a tecnologia de vectorização de binário que a GKN disponibiliza para automóveis como o Ford Focus RS (aqui colocado frente-a-frente com um Porsche 718 Cayman). Segundo a empresa, isto vai garantir vantagens ao nível da estabilidade, agilidade e segurança, pelo envio seletivo de força para cada eixo. Além disso, o eTwinsterX vai surgir com uma transmissão de duas velocidades, que permite uma gestão otimizada da energia através das passagens de caixa para eficiência superior.

Além de todas as vantagens anteriormente descritas, este eTwinsterX vai também facilitar o processo de fabrico de veículos elétricos, indica o fornecedor britânico. Isto porque ele é montado como uma única peça, ao invés de ser necessário instalar diversos componentes. Isto oferece um duplo benefício, que passa pela menor complexidade e tempo gasto para fabricar veículos elétricos.

 

Fonte: GKN e Autocar