Genesis G70 não vem para a Europa, mas podia…

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 Setembro, 2017

Foi hoje revelado na Coreia do Sul o novo Genesis G70, modelo que não tem ainda comercialização prevista para a Europa. Mas tendo em conta que está equipado com o mesmo motor V6 do desportivo Kia Stinger, debitando 365CV, este poderia ser mais um adversário de peso para os fabricantes premium germânicos.

A Hyundai lançou recentemente uma divisão dedicada ao desenvolvimento de modelos premium, a Genesis. Após uma entrada em cena com grande estilo, através do G90, e da chegada posterior do G80, a gama ganha agora um sedan desportivo que promete interessantes performances. Aliando um visual dinâmico a uma família de motorizações que tem no topo o V6 3,3L que equipa o desportivo Kia Stinger, o modelo procura rivalizar com as propostas dos germânicos BMW, Audi e Mercedes. Curiosamente, apesar de ter sido desenvolvido em locais como Nurburgring, o norte da Suécia e as sinuosas estradas dos Alpes, até ao momento apenas foi anunciada a sua comercialização na Coreia do Sul (onde foi apresentado), América do Norte, Rússia e Médio Oriente.

O “coração” do Genesis G70 bate forte, graças ao vigor do bloco V6 3,3L biturbo que já conhecemos do desportivo Stinger, um motor com 365CV e 510Nm. Disponível em variantes de tração traseira ou integral, o sedan vê as suas capacidades otimizadas pela vectorização de binário e o diferencial autoblocante, além do Launch Control que ajuda a atingir os 100km/h em 4,7 segundos. Além deste motor, a gama contempla ainda o gasolina 2.0 Turbo GDI, com 248CV, e o diesel R2.2 VGT que debita 202CV.

Luc Donckerwolke, que já liderou o design da Audi, Bentley e Lamborghini na esfera do Grupo VW, assina agora a imagem deste Genesis G70, e afirma que este modelo “foi desenhado para cativar todos os sentidos  através das suas formas com tensão e sensuais”. Contando com a mesma plataforma do Stinger, o modelo apresenta dimensões de 4685mm de comprimento, 1850mm de largura e 1400mm de altura, com os dois eixos separados por 2835mm, colocando-o no mesmo patamar de modelos como o Audi A4, o BMW Série 3 e o Mercedes Classe C. O exterior mostra-nos um grande capot e extremidades curtas, uma linha de teto “elegante” e jantes de cinco raios, uma combinação com que a marca pretende obter um perfil esguio e dinâmico. Este visual conta ainda com uma grelha, cujas dimensões e estilo que merecem referência, e uma assinatura visual na dianteira e traseira num estilo “taco de hóquei”.

A bordo encontramos bancos cuja posição foi escolhida a pensar no baixo centro de gravidade do modelo, num design que acolhe ainda o volante desportivo e a pele perfurada. Além disso, o Genesis G70 tem ainda um sistema ASD (Active Sound Design), garantindo uma acústica que convida a pressionar com mais força o pedal do lado direito.