Publicidade

Gazoo planeia uma autêntica revolução nos modelos Toyota

Texto: Miguel Policarpo
Data: 19 de Setembro, 2017

A renovação do Yaris, incluindo a versão GRMN, que figura no Salão de Frankfurt, e o regresso do Toyota Supra, preparado pela Gazoo, são um género de antevisão do que a nova divisão de produção de performance da Toyota consegue fazer. Mas mais se seguirão, muitos mais!

A Toyota, mais concretamente a sua divisão de produção de performance ‘Gazoo’, prepara um conjunto de modificações aos modelos que compõem a oferta da marca. A divisão organiza as gamas por diferentes linhas: a GRMN – a mais agressiva no que toca a alterações estéticas e mecânicas, seguindo-se a linha GR, que substitui a G, equipando os automóveis de melhorias nos travões, na suspensão, no sistema de escape, no diferencial e também algumas alterações estéticas e aerodinâmicas. Estas modificações da linha GR serão também disponíveis para compra individual.

O fabricante japonês anunciou o lançamento de novos modelos de performance, disponíveis nas linhas referidas, para o mercado japonês. O Yaris, denominado por Vitz no Japão, está disponível na linha GRMN, conforme antevisto em Frankfurt, na GR e na GR Specs. Além do utilitário, o Harrier (Lexus RX), o Mark X, o Voxy e o Noah figuram também no catálogo, tal como o Prius.

Destaque ainda para o Toyota GT86 GR. O desportivo equipa-se a rigor, com um novo kit aerodinâmico, amortecedores Sachs, jantes da Rays, um sistema de travões aprimorado, uma ponteira de escape diferente e o diferencial Torsen. O interior inclui um volante redimensionado e bancos da Recaro. Imagine-se o tratamento GRMN a dar ao 86 dos japoneses…

Inicialmente disponível apenas no mercado japonês, adivinha-se a extensão a outros mercados, em particular ao europeu, começando pelo Yaris GRMN.