Publicidade

Finalmente! Preços da gasolina e gasóleo caem após oito semanas a subir

Texto: Francisco Cruz
Data: 4 de Setembro, 2023

Depois de terem atingido novos e sucessivos máximos do ano, ao longo das últimas semanas, eis que gasolina e gasóleo iniciam nova semana, desta feita, com preços ligeiramente mais baixos, que até aqui.

Segundo a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina começa esta semana com o preço de referência de 1,874 euros por litro, o que significa uma descida ligeira de 0,5 cêntimos, face ao preço assinalado na última semana.

Já o gasóleo, passa a exibir como preço de referência 1,725 euros por litro, consequência do corte de 1 cêntimo naquele que era o preço indicativo, na semana transacta.

Igualmente a ajudar a explicar a fraca descida, a decisão tomada, na passada sexta-feira, pelo Governo, de manter inalterada a taxa de carbono, com o corte no imposto a manter-se, no caso do Diesel, nos 23 cêntimos em cada litro, enquanto, na gasolina, continua a ser de 25 cêntimos no valor previsto por litro.

Assim e com os novos preços agora em vigor, encher um depósito de 60 litros com gasóleo custa agora mais 10 euros que no final de julho, enquanto, se for com gasolina, a factura resulta 8 euros mais alta.

LEIA TAMBÉM
Veículos elétricos já vendem mais do que diesel na Europa

Comparativamente com aquilo que são os preços nos diferentes países da União Europeia, o mais recente boletim da Comissão Europeia sobre este tema conclui que Portugal apresenta a 8.ª gasolina 95 mais cara de entre os 28 estados-membro, com um preço cerca de 4 cêntimos acima da média europeia. Já o gasóleo, é o 10.º mais caro da UE.

No entanto e porque o mercado dos combustíveis está liberalizado, a DGEG também recomenda a todos os consumidores para que recorram ao portal ‘Preço dos Combustíveis Online‘, através do qual poderão descobrir quais os revendedores e postos com os preços mais baixos, na área onde se encontram.