Publicidade

Nova semana, combustíveis mais caros. Gasolina e gasóleo voltam a subir

Texto: Francisco Cruz
Data: 7 de Agosto, 2023

Depois da subida registada na última semana, eis que, esta segunda-feira, tanto a gasolina, como o gasóleo, surgem de preços ainda mais caros, nos postos de combustível. Com o aumento a afectar, em particular, o Diesel.

Segundo os últimos dados divulgados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), gasolina e gasóleo voltam, esta semana de 7 a 13 de agosto, a registar nova subida nos preços, com a gasolina de 95 octanas a custar, agora, entre 0,5 e 1 cêntimo mais, enquanto o gasóleo simples, passa a estar entre 5 a 6 cêntimos mais caro.

Assim e fruto destes últimos aumentos, a gasolina simples passa a custar, em média, no território continental, 1,809 euros por litro, enquanto o gasóleo passa a ter como preço de referência os 1,681 euros por litro.

Ainda de acordo com a DGEG, é agora preciso recuar a 21 de novembro de 2022, para encontrar o gasóleo mais caro.

Recordar que estes novos preços têm já em conta os descontos aplicados pelas empresas de comercialização de combustíveis, assim como a revisão das medidas fiscais temporárias implementadas pelo Governo, como forma de ajudar a mitigar os preços.

LEIA TAMBÉM
Retoma no ISP mantém preço dos combustíveis (quase) inalterado

Em consideração, no apuramento dos novos preços de referência, foi ainda tomada a média dos preços praticados pelas gasolineiras, em Portugal Continental, ao longo da última semana.

Assim e porque o mercado de revenda de combustíveis, em Portugal, está liberalizado, permitindo que cada petrolífera ou comercializador de combustível possa fixar os seus preços, a DGEG também aconselha a consulta do site ‘Preço dos Combustíveis Online’, onde o leitor poderá descobrir quais os revendedores com os preços mais baixos, na área onde se encontra.