Diesel abastecimento

Publicidade

Regressam as subidas. Gasóleo está mais caro

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Setembro, 2023

Depois das descidas (ligeiras) da última semana, gasolina e gasóleo avançam, esta segunda-feira, para uma nova semana, com tendências contrárias: enquanto o preço do combustível de 95 octanas continua a cair, o Diesel simples retoma as subidas e já está mais caro.

Segundo avança a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo deverá, esta semana, apresentar um preço de referência por litro entre 3 e 4 cêntimos mais alto, enquanto a gasolina deverá descer mais um pouco, neste caso, entre 1,5 e 2 cêntimos por litro.

Assim e aplicadas estas alterações aos valores de referência, o preço da gasolina deverá rondar, durante esta semana, os 1,861 euros por litro, ao passo que o gasóleo deverá apresentar um preço médio de 1,758 euros.

Ainda de acordo com a DGEG, na base destas alterações está o preço do barril de brent, que custa agora 90 dólares, ou seja, o valor mais elevado desde novembro do ano passado.

LEIA TAMBÉM
Stellantis testa combustíveis sintéticos em 28 famílias de motores

Recordar que os “preços médios diários são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros”, pode ler-se no site da Direcção Geral.

No entanto e porque se trata de um mercado liberalizado, a mesma entidade recorda que vale sempre a pena consultar o portal ‘Preço dos Combustíveis Online‘, para descobrir qual, ou quais, os postos que, numa determinada área geográfica, apresentam os preços mais baixos.