Publicidade

Com pequenas oscilações. Combustíveis seguem estáveis

Texto: Francisco Cruz
Data: 27 de Maio, 2024

Com nova semana a arrancar, gasolina e gasóleo reflectem uma certa estabilidade nos preços com que se apresentam, esta segunda-feira, nos postos de combustível, ainda que, com ligeiras oscilações entre si.

As previsões são da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), que aponta para pequenas alterações naqueles que foram os preços de referência dos combustíveis fósseis, durante a última semana.

De acordo com a entidade que tem a responsabilidade de “contribuir para a concepção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos”, a gasolina simples de 95 octanas deverá apresentar, esta semana, nos postos de combustível, um preço de referência 0,5 cêntimos mais baixo que até aqui, enquanto o gasóleo simples deverá surgir 0,5 cêntimos mais caro.

Com estas alterações, a gasolina sem qualquer aditivo deverá passar a custar qualquer coisa como 1,743 €/litro, enquanto o gasóleo não-aditivado deverá passar a ostentar um preço de referência de 1,557 €/litro.

Recorde-se que, com esta subida ligeira, o gasóleo interrompe um ciclo de seis semanas consecutivas com o preço a descer, enquanto, no caso da gasolina, o alívio no preço por litro acontece pela quinta semana consecutiva.

LEIA TAMBÉM
Stellantis investe em novos motores a gasolina que usam etanol

Também mercê destas alterações, o preço do gasóleo caiu 1,4 cêntimos desde o início do ano, levando a que, encher um depósito de 60 litros custe agora menos 84 cêntimos. Já a gasolina, ficou 10,6 cêntimos mais cara, o que significa que, encher o mesmo depósito com este combustível, custa agora mais 6,36 euros que na primeira semana de janeiro.

Referir, ainda, que e porque os combustíveis são um sector da economia nacional que se encontra liberalizado, dependendo, por isso e quase exclusivamente, das regras da concorrência, na fixação dos preços, os consumidores deverão, sempre que possível, consultar o site “Preço dos Combustíveis Online”, da DGEG, de forma a aí conhecerem quais os postos de combustível com a gasolina e gasóleo mais baratos, na área onde se encontram.