Publicidade

Continuam as subidas. Gasolina e gasóleo estão esta semana mais caros

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Fevereiro, 2024

Gasolina e gasóleo estão, a partir desta segunda-feira, mais caros nos postos de combustível, resultado daquela que é a quarta subida consecutiva nos preços. As deslocações de Carnaval vão, por isso, ficar mais caras…

Segundo os últimos dados divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), as previsões apontam para que o litro de gasolina simples passe a custar, a partir de hoje, mais 1 cêntimo, enquanto o litro de gasóleo sem qualquer aditivo deverá custar mais dois cêntimos.

Mercê destes aumentos, a gasolina de 95 octanas sem aditivos deverá estar agora, nos postos de combustível, com um preço de referência de 1,702 €/litro, ao passo que o gasóleo simples deverá ostentar um preço de 1,645 €/litro.

No entanto e porque se trata de um mercado liberalizado, a DGEG também recomenda a todos os condutores que não deixem de consultar o portal “Preço dos Combustíveis Online”, de forma a descobrirem qual o revendedor com o preço mais baixo, na área onde se encontram.

Recordar que, tanto a gasolina, como o gasóleo, têm estado a valorizar praticamente desde que ano começou, com o preço da primeira a registar, neste momento, uma subida de mais 5,2 cêntimos por litro. Já o gasóleo, está 7,4 cêntimos mais caro.

LEIA TAMBÉM
Portugueses defendem redução dos impostos sobre combustíveis

Assim, encher um depósito com 60 litros de gasolina custa agora mais 3,1 euros, enquanto, a Diesel, a factura é hoje em dia 4,4 euros mais pesada.

Mesmo desta tendência, o mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia coloca agora Portugal como o estado-membro com a 8.ª gasolina de 95 octanas mais cara, cerca de 0,007 euros abaixo da média europeia.

Já o gasóleo, ocupa a 13.ª posição, no âmbito da União Europeia.