Publicidade

Não há volta a dar! Gasolina e gasóleo já estão mais caros esta semana

Texto: Francisco Cruz
Data: 10 de Julho, 2023

Depois das descidas da última semana, eis que, tanto a gasolina, como o gasóleo, entram numa nova semana com os preços a subir, desta feita, 1,5 cêntimos na gasolina de 95 octanas e 2 cêntimos no caso do gasóleo.

Num mês de julho em que o Governo voltou a mexer na taxa de carbono, atualizando o valor aplicado à gasolina em mais 1,8 cêntimos (0,27€/litro) e no gasóleo para dois cêntimos (0,25€/litro), os preços destes combustíveis surgem, assim e a partir de agora, mais caros.

Segundo os dados entretanto revelados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), um litro de gasolina de 95 octanas passa a ter, na semana que agora se inicia, como preço de referência, os 1,664 euros, enquanto um litro de gasóleo passa a custar, em média, 1,503 euros.

Contudo e como também já é hábito, estes preços podem variar segundo a entidade comercializadora e as zonas do País onde o consumidor se encontra.

Assim, a recomendação da DGEG é que os consumidores consultem o portal “Preço dos Combustíveis Online” antes de atestar, de forma a conhecerem quais os postos de combustível com os preços mais baixos, perto do local onde se encontram.

LEIA TAMBÉM
Ferrari. Combustíveis sintéticos não comprometem objetivos de carbono

A terminar, recordar que, na última semana, assistiu-se a uma descida generalizada dos preços, tanto da gasolina de 95 octanas, como do gasóleo simples, com o preço da primeira a cair dois cêntimos por litro, enquanto o Diesel desceu 2,5 cêntimos por litro.

De resto, a influenciar igualmente o preço final, esteve o preço do brent, que na última semana subiu 0,33%, para os 76,77 dólares por barril, contribuindo, desta forma, para o aumento dos preços que regista neste início de semana.