Depois da subida generalizada registada na última semana, eis que o gasóleo retoma, este início de semana, a tendência de descida no preço. Algo em que, infelizmente, não é acompanhado pela gasolina, mais reticente…
Segundo os mais recentes dados avançados pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo simples deverá entrar na semana que agora começa com um preço de referência de 1,728€/litro, o que representa uma descida de 2,5 cêntimos no preço.
Já a gasolina simples de 95 octanas, deverá apresentar, esta segunda-feira, um preço de referência de 1,775€ /litro, o que significa que o preço terá descido cerca de 0,5 cêntimos.

Contudo, a DGEG também alerta para o facto destes valores poderem registar alterações consoante os postos de abastecimento onde são comercializados, não só devido às políticas de marca, mas também aos custos fixos do próprio posto e à própria localização do mesmo.
Assim, a entidade recomenda que todos os condutores não deixem de consultar o portal ‘Preço dos Combustíveis Online’, para apurarem quais os postos com os combustíveis mais baratos, perto da área onde se encontram.
LEIA TAMBÉM
Combustíveis fósseis. AIE antecipa pico na procura ainda para esta década
Também fruto das últimas oscilações no preço, encher um depósito de 60 litros com gasóleo custa agora mais 13,92 euros do que no início de julho, ao passo que, se se tratar de gasolina, o acréscimo no custo final é de 6,534 euros.
Gasolina é a nona mais cara
Recordar, ainda, que, segundo o último boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia, Portugal tem a nona gasolina mais cara da União Europeia, ainda que, com um preço de referência, apenas 1 cêntimo acima da média europeia.
Já o gasóleo, ocupa “apenas” a 14.ª posição, num ranking composto por 27 países.