Garagisti and Co GP1: O hipercarro V12 manual renascido

A Garagisti and Co quer trazer de volta o prazer de condução, e o GP1 é a sua primeira aposta. Só serão produzidas 25 unidades.

Num mundo dominado por caixas automáticas, turbos, e tempos de volta a um certo circuito alemão, há quem ainda acredite no prazer de condução.

É essa a missão da britânica Garagisti and Co com o seu primeiro hipercarro, o GP1. Trata-se de um modelo equipado com um motor atmosférico e caixa manual, feito para aqueles que querem estar ao volante e sentir o prazer de condução, e não só estar dentro do carro.

Puro e envolvente

Com um bloco V12 de 6,6 litros desenvolvido pela Italtecnica (com pedigree em modelos como o Maserati MC12 GT1 e o Ferrari 550 GTC), o GP1 debita 800 cv e 700 Nm de binário, cortando o motor pouco depois das 9 mil rotações por minuto.

A transmissão, fornecida pela Xtrac, é manual e com seis relações. Uma raridade num segmento onde imperam as caixas de dupla embraiagem.

Já os travões são da Brembo, a suspensão da Öhlins e os painéis da carroçaria da DEXET Technologies, uma especialista no fabrico de compósitos com experiência na Fórmula 1 e no Campeonato Mundial de Resistência (WEC).

Construído sobre um chassi de fibra de carbono que pesa apenas 1000 kg a seco, o GP1 consegue gerar até 850 kg de carga descendente (downforce). Isto tudo, sem recorrer a apêndices aerodinâmicos exagerados e só através de efeito solo.

Design inspirado nos ícones do passado

O design é assinado por Angel Guerra (que ajudou na criação dos Bugatti Mistral e Tourbillon, assim como no Rimac Nevera), com claras referências a modelos como o Lancia Stratos Zero e o Lamborghini Countach LP500, equilibrando arrojo visual com contenção.

Mas se a dianteira é marcada por algum minimalismo e pureza visual, o mesmo não se pode dizer da traseira. Nesta destacam-se a caixa de velocidade exposta, o enorme difusor e as quatro saídas de escape, sem esquecer as rodas descobertas.

Para o interior, foi mantida a abordagem analógica e centrada no condutor, mas aqui também é possível identificar a influência de supercarros mais modernos, com traços claros do habitáculo do Porsche Carrera GT a surgirem num interior luxuoso e minimalista.

Uma promessa séria com um preço ainda mais sério

Só vão ser construídos 25 exemplares do Garagisti and Co GP1. Os primeiros 12 clientes terão acesso exclusivo ao desenvolvimento do carro e contacto direto com os engenheiros, designers e técnicos que o tornam possível.

O preço? O equivalente a 2,9 milhões de euros (antes de impostos). Um valor elevado, mas esperado para aquilo que promete ser uma reinterpretação dos supercarros da era dourada, que rejeita compromissos e coloca o condutor no centro de tudo.

O desenvolvimento já começou e a próxima fase está prevista para depois do verão. Por isso, não falta muito para podermos ver e ouvir o GP1 em todo o seu esplendor.