Futuros Mini elétricos poderão passar a ter tração traseira

A Mini nunca construiu um veículo de produção com tração traseira, mas como os seus futuros modelos elétricos vão ser construídos na nova plataforma BMW Neue Klasse, isso pode estar prestes a mudar.

A Mini sempre foi conhecida por produzir carros divertidos com tração dianteira, ainda hoje caracterizados pelo seu comportamento ágil, ao estilo de kart. Sempre foi assim, tanto antes, como depois da marca britânica ter ser sido adquirida pela BMW, há 25 anos.

Contudo, novas fontes afirmam que os futuros modelos poderão deixar de ter tração dianteira.

Segundo a Autocar, quando os atuais Minis elétricos chegarem ao fim do seu ciclo de vida, serão substituídos por modelos que terão como base a nova arquitetura BMW “Neue Klasse”, concebida com apenas tração traseira ou integral.

Em declarações à mesma publicação, Joachim Post, um membro do Conselho de Administração da BMW, não negou: “Veremos como é o futuro. Nós queremos apenas tornar uma coisa possível: o puro prazer de condução”.

Embora longe de ser uma confirmação, as declarações de Post sugerem que uma mudança para RWD esteja na calha para o futuro da Mini.

Marcas como a Hyundai, Kia ou a Volkswagen dispõem de versões de tração dianteira das suas plataformas, para os seus modelos mais acessíveis. Nas marcas e modelos do fabricante de Munique, Alemanha, tal poderá não ser o caso.

Segundo o BMW Blog, que questionou o fabricante alemão sobre a mesma hipótese, a BMW não tem planos para desenvolver uma versão de tração dianteira da plataforma Neue Klasse, destinada às versões mais acessíveis. O que poderá significar que os futuros Mini elétricos também passarão a contar com tração traseira.

A mesma publicação afirma que todos os futuros automóveis construídos com base na plataforma Neue Klasse terão, pelo menos, um motor elétrico de ímanes permanentes na parte de atrás (tração traseira), enquanto outras propostas surgirão equipadas com mais um motor assíncrono no eixo dianteiro (tração integral). Também previstos estão modelos com até três e quatro motores elétricos.

Não será para breve

Ainda assim e mesmo que se torne realidade, a mudança da Mini para veículos de tração traseira ainda está a alguns anos de distância.

Recentemente, o fabricante lançou um novo Cooper elétrico de três portas, bem como o novo modelo Aceman, um crossover de cinco portas.

  • Mini Aceman SE JCW: O Mini do meio

    ID: 204606 | 305475280

Ambos são construídos numa versão modificada da plataforma de tração dianteira da Great Wall Motors, que sustenta o Ora Funky Cat.

Os atuais Mini elétricos estarão disponíveis até ao final da década, pelo que a BMW terá tempo e recursos para trabalhar numa nova plataforma elétrica de tração dianteira. Ou, se assim preferir, para manter as características de condução típicas da Mini numa configuração de tração traseira. Só o tempo dirá.