No final do ano passado, a Mazda anunciou que estava a trabalhar num motor de combustão interna, denominado Skyactiv-Z, com quatro cilindros e 2,5 litros, o qual deverá ser estreado na próxima geração do SUV CX-5 no final de 2027.
O novo motor de quatro cilindros em linha está a ser desenvolvido para cumprir as novas normas de emissões Euro 7 na Europa, assim como a LEV IV e Tier 4 na América do Norte.
A Mazda reivindica que o novo motor oferece uma “eficiência térmica maior e uma maior autonomia” do que os atuais motores Skyactiv-G e Skyactiv-X. A marca de Hiroshima adianta que as lições aprendidas na melhoria do processo de combustão também serão introduzidas nos motores de seis cilindros.
Além disso, o fabricante nipónico também pretende utilizar os mais recentes conhecimentos adquiridos para melhorar os motores rotativos. Será de recordar que há pouco mais de um mês foi criada uma nova equipa de engenharia de motores rotativos.
Apesar do motor Skyactiv-X não ter alcançado o sucesso esperado pela Mazda, o plano passa por melhorar a área de combustão do processo denominado SPCCI, ignição por compressão controlada por faísca, em tradução livre.