Futuro Mazda CX-5 vai estrear motor térmico Skyactiv-Z

A Mazda está a desenvolver novo motor de quatro cilindros de 2,5 litros que promete oferecer o consumo de um diesel e a entrega de potência de um motor a gasolina. Estreia está prevista para final 2027 com novo CX-5. A marca nipónica anunciou igualmente o desenvolvimento de uma plataforma específica para elétricos.

No final do ano passado, a Mazda anunciou que estava a trabalhar num motor de combustão interna, denominado Skyactiv-Z, com quatro cilindros e 2,5 litros, o qual deverá ser estreado na próxima geração do SUV CX-5 no final de 2027.

O novo motor de quatro cilindros em linha está a ser desenvolvido para cumprir as novas normas de emissões Euro 7 na Europa, assim como a LEV IV e Tier 4 na América do Norte.

A Mazda reivindica que o novo motor oferece uma “eficiência térmica maior e uma maior autonomia” do que os atuais motores Skyactiv-G e Skyactiv-X. A marca de Hiroshima adianta que as lições aprendidas na melhoria do processo de combustão também serão introduzidas nos motores de seis cilindros.

Além disso, o fabricante nipónico também pretende utilizar os mais recentes conhecimentos adquiridos para melhorar os motores rotativos. Será de recordar que há pouco mais de um mês foi criada uma nova equipa de engenharia de motores rotativos.

Apesar do motor Skyactiv-X não ter alcançado o sucesso esperado pela Mazda, o plano passa por melhorar a área de combustão do processo denominado SPCCI, ignição por compressão controlada por faísca, em tradução livre.

O sistema permite ao motor alternar entre a ignição convencional por faísca e a ignição da combustão por combustão ao utilizar uma vela para empregar os dois tipos de combustão de formas diferentes. O objetivo é obter o consumo de combustível de um diesel e a entrega de potência inicial com elevadas rotações e menores emissões dos motores a gasolina.

Limite máximo de combustão

Com o Skyactiv-Z e a nova tecnologia de aquecimento térmico, a Mazda promete “atingir o limite máximo de combustão”. Lambda (“λ” no alfabeto grego) representa a relação de equivalência ar-combustível. Lambda (λ) é a relação de equivalência ar-combustível.

Quando (λ) é igual a 1.0, o ar e a mistura de combustível estão perfeitamente equilibrados durante a combustão. Esta relação otimizada maximiza a eficiência e minimiza as emissões ao assegurar uma combustão completa do combustível, reduzindo, assim, as emissões de poluentes.

A introdução do Skyactiv-Z vai permitir à Mazda diminuir mais de 50% das versões de motores. Embora as emissões sejam bastante inferiores, a Mazda garante que isso não será feito à custa da potência. Regra geral, as afinações para cumprir as novas normas levariam a uma diminuição da potência de aproximadamente 30%, mas a marca nipónica promete que o Skyactiv-Z vai cumprir os limites sem perder potência.

Plataforma para elétricos

A Mazda desenvolveu igualmente uma plataforma própria para veículos elétricos a bateria e garante que será altamente flexível, quer ao nível de hardware, quer de software, permitindo vários tipos de baterias e modelos de veículos.

O seu próprio elétrico a bateria, previsto para 2027, será produzido no Japão para introdução a nível global, contando com células de bateria desenvolvidas em colaboração com a Panasonic Energy Corporation.

A referida plataforma foi concebida tendo em conta as tecnologias futuras, assegurando que a Mazda se mantém na vanguarda da inovação em veículos eléctricos. Na sequência do Mazda6e, o plano de comercialização da Mazda até 2030 prevê o lançamento de um novo SUV elétrico durante a sua segunda fase (2025-2027).