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Fuso Canter oferece mais segurança e conforto

Texto: Carlos Moura
Data: 29 de Maio, 2024

A gama de camiões ligeiros da Fuso, Canter e eCanter, recebeu uma nova atualização para melhorar a segurança e o conforto, além de satisfazer os novos requisitos legais. 

Com o objetivo de cumprir o regulamento europeu GSR2 que entra em vigor no próximo dia 7 de julho, a Daimler Truck efetuou uma atualização profunda na sua gama Fuso Canter.

As versões com pesos brutos de 6000 kg, 7500 kg e 8550 kg passam a contar com vários dispositivos de segurança e conforto, os quais passam a ser de série. A Daimler Truck anuncia ainda que o interior da cabina foi totalmente redesenhado.

Além disso, a versão elétrica eCanter também recebe várias atualizações e passa a estar disponível em mais versões, aumentando a variedade de aplicações.

Fuso eCanter 7C18 com novo sensor de radar de curto alcance

A atualização é reconhecível de imediato no interior da cabina, cujo design passa a ser baseado no da eCanter, transmitindo um visual moderno que integra novos equipamentos como o ecrã tátil de 6,95”, facilmente acessível a partir do lado do condutor e do passageiro.

O novo Canter tem receção de rádio DAB+ e Apple CarPlay / Android Auto. O novo volante multifunções permite aceder às funcionalidades do novo painel de instrumentos LCD.

Revisão no habitáculo

Contudo, a cabina, que conhece a primeira grande renovação desde 2011, mantém os seus argumentos de sempre: o isolamento acústico que assegura um baixo ruído no interior. Os condutores apreciam a excelente visibilidade, a baixa altura de entrada e a opção do degrau.

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Além disso, o depósito de combustível passa a ser feito de plástico robusto. As ferramentas de bordo passam a ser guardadas em caixas externas no chassis.

O Fuso Canter recebe ainda um interface de gestão de frotas, que é de série.

Novos equipamentos de segurança

O Canter recebeu uma atualização profunda em termos de sistemas de segurança. Os sensores e câmaras adicionais combinados com um total de oito sistemas de segurança novos ou melhorados asseguram a proteção dos ocupantes e dos utilizadores da estrada em todas as direções do veículo.

Em comparação com o sistema anterior, o Active Brake Assist (ABA) não só consegue detetar veículos em movimento ou parados e peões a atravessarem, mas também bicicletas e peões parados.

Câmara traseira passa a ser de série

O sistema de informação de ângulo morto reforça a proteção dos outros utilizadores nas proximidades do veículo. Quatro sensores “vigiam” a área envolvente, permitindo ao sistema detetar viaturas na zona de ângulo morto ou atrás. Caso isso suceda, o sistema emite um sinal acústico, enquanto um triângulo colorido no interior dos pilares do pára-brisas proporcionam um alerta visual.

Para a frente, o Front Protection Assist pode proporcionar alertas visuais e acústicos a velocidades inferiores a 10 km/h se algum peão ou ciclista estiver diretamente à frente do veículo. O novo Fuso Canter também equipado de série com a função Attention Assist.

Reconhecimento sinais de trânsito

A dotação de série do Fuso Canter compreende ainda o Intelligent Speed Assistant que monitoriza a velocidade do veículo, apresenta o limite de velocidade e consegue alertar o condutor se for ultrapassado através de sinais visuais e acústicos. 

No equipamento de série também está incluída a câmara traseira, o sistema de controlo da pressão dos pneus e a paragem de emergência, que ativa as luzes intermitentes em caso de uma travagem repentina a uma velocidade superior a 50 km/h.

Fuso eCanter passa a estar disponível em 46 configurações possíveis

Além destes sistemas de segurança, a versão elétrica do Canter irá receber outras inovações como o regulador ativo da velocidade de cruzeiro (ACC), que poderá ser controlado através do volante multifunções. No futuro, as luzes LED traseiras serão iluminadas sequencialmente quando o sinal de mudança de direção estiver ativado.

A oferta da eCanter também foi reforçada, tendo aumentado de 42 variantes para 46, graças à combinação de três configurações de bateria com várias distâncias entre-eixos. A este propósito, a Daimler Truck anuncia que a partir de março de 2025 estarão disponíveis novas configurações de chassis. Como a bateria de alta voltagem pode ser montada em diferentes posições de chassis passará a ser possível instalar superestruturas para gruas.

O novo Canter será produzido para os mercados europeus na fábrica do Tramagal a partir do final do verão de 2024.