Publicidade

Funciona assim a aerodinâmica do Aventador SVJ

Texto: Nuno Fatela
Data: 17 de Outubro, 2018

É verdade que o V12 de 770cv ajuda, mas um dos grandes segredos para o recorde obtido em Nurburgring pelo novo ‘Jota’ está na sua eficácia a cortar o vento. Por isso, a Lamborghini explicou agora em vídeo como funciona a ALA, a aerodinâmica do Aventador SVJ

Depois de ter introduzido a designação ALA (Aerodinamica Lamborghini Ativa) com o Huracan Performante, a marca lançou com o novo Aventador SVJ a versão 2.0 deste sistema. E os resultados ficaram desde logo à vista. O recorde de Nurburgring ficou para aqueles que muitos afirmam que será o último V12 puro da casa transalpina, algo que surgiu graças à combinação entre altos níveis de potência, sistemas tecnológicos de ponta para elevar as performances, uma dieta muito rigorosa nos componentes para baixar o peso e uma nova tecnologia ativa para rasgar o vento com mais eficácia. E foi precisamente este último ponto, a aerodinâmica do Aventador SVJ, que a marca explicou agora em vídeo.

A marca começa por mostrar todos os componentes que contribuem para esta ALA 2.0, desde a dianteira à retaguarda do superdesportivo. Afinal, é com base na otimização destes elementos que se obteve uma melhoria de 40% na eficácia a rasgar o vento em comparação ao Aventador Superveloce. Depois, vai sendo explicada em maior detalhe a aerodinâmica do Aventador SVJ.

Desde logo os flaps ativos na frente que ajudam a canalizar o ar através do fundo, reduzindo a carga aerodinâmica na dianteira para ajudar a atingir velocidades impressionantes, superando os 350km/h. Depois surge a explicação da asa traseira, onde se destaca a abertura pelo suporte central oco que também acelera a rapidez com que a massa de ar é extraída do corpo do carro, facilitando as acelerações até altas velocidades.

Mas existem mais áreas onde se a ALA 2.0 ajuda o carro. Desde logo nas travagens, ao fechar as aberturas acima referidas. E até em curva, pela vetorização do ar pela asa traseira, que pode operar de forma diferenciada no lado direito e esquerdo, garantem que o carro engole as curvas com uma rapidez assombrosa. Por tudo isto, é impressionante a forma como a aerodinâmica do Aventador SVJ transforma um adversário, as massas de ar que precisa de cortar, num aliado para conseguir acelerações mais portentosas, travagens ainda mais eficazes e até para curvar ainda mais agarrado ao asfalto. Sem dúvida um verdadeiro exemplo de engenharia automóvel levada ao extremo no modelo que lidera a tabela das voltas mais rápidas de sempre em Nurburgring.