Os números do Porsche 919 Hybrid

1 - A primeira aventura do 919 foi pelas mãos de Timo Bernhard dia 12 de Junho de 2013 na pista de testes de Weissach. Dois anos depois, Timo tornou-se campeão de endurance com o protótipo mais desenvolvido de Le Mans.
3 - Estrelas de Hollywood entraram na corrida de Le Mans com um Porsche.
A tentativa de Steve McQueen foi adaptada para cinema em 1971, Paul Newman ficou em segundo em 1979, e Patrick Dempsey também atingiu o pódio em 2015, terminando a corrida em segundo lugar na classe GTE-AM.
3.2 - horas é o tempo que cada piloto da Porsche passa, em média, na cama de massagens durante a mítica prova de resistência francesa.
4 - Pessoas formavam uma pequena delegação de membros da equipa LMP da Porsche que visitou Le Mans em 2013 - um ano antes do regresso.
A mesma equipa viria a testemunhar a primeira vitória na prova de um Porsche desde 1998 quando um 911 RSR atravessou a meta antes da concorrência, vencendo a classe GT.
5 - Pessoas integravam a equipa no final de 2011 quando a Porsche, sob batuta de Fritz Enzinger, começou a preparar o regresso a Le Mans. Desde 2015, a equipa tem 260 pessoas - 160 das quais são engenheiras.
- Pilotos LMP são divididos em três quartos: dois pilotos partilham um contentor atrás das boxes. Há uma casa de banho partilhada. Sossego não é uma opção.
8 - Megajoules que o sistema de recuperação regenera por cada volta a Le Mans, sendo a mais alta categoria dos regulamentos e de eficiência. A Porsche foi o primeiro - e durante muito tempo, o único - construtor nesta categoria.
O desafio que acabou por ditar a tendência por detrás desta escolha: quanto mais energia eléctrica o 919 utiliza, menos combustível é autorizado a consumir.
10 - Horas da noite de dia 10 de junho de 2015, Neel Jani partiu para a primeira sessão de qualificação em Le Mans. Deu a volta ao circuito em 3.16.887 minutos - que continua a ser tempo recorde.
12 - São os homens que foram para Le Mans a quatro semanas da corrida começar para montar a estrutura de dois andares que vai estar por trás das boxes do Porsche LMP1.
Dia 30 de Maio de 2017, uma excursão de oito camiões semi-reboque com os carros de corrida e equipamento vai chegar ao local e dia 4, quando começam os testes, tem de estar tudo a postos.
14 - Gigabytes de informação são enviados por cada 919 para as boxes durante as 24 horas.
15 - Minutos antes da corrida de estreia do 919 em Silverstone, há três anos, o líder da equipa, Andreas Seidl, sacudiu a tensão com uma frase engraçada: “um pequeno passo para a Humanidade, um grande passo para a Porsche - temos dois LMP1 na grelha!”
19.9 - Quilogramas é o peso de uma jante com pneu. O mecânico, Rainer Muhlauser, consegue pegar numa roda usada e colocar uma nova apena com uma mão.
Desde que o fez na corrida de estreia em Silverstone, outros nas boxes adoptaram o método.
20 - Horas até o carro com o número 20 ter alcançado a liderança em 2014.
20 minutos após ter começado o seu último turno, trouxe o carro de volta às boxes apenas com recurso a energia eléctrica - falha mecânica. 20 minutos mais tarde, o carro número 14 sofria uma falha na caixa de velocidades.
20:32 - Foi a hora, em completa escuridão, a 9 de Dezembro de 2013, em que Mark Webber começou a primeira volta de sempre ao volante de um LMP1 num circuito onde nunca tinha competido.
Este teste em Portimão foi um ponto de viragem: o motor inicial V4 do 919 Hybrid era a causa de fortes vibrações. Ainda em Dezembro, esse problema foi resolvido.
25 - Dia 10 de Janeiro de 2014. Dia de treinos em Fuji. A equipa festejou o 25º aniversário de Brendon Hartley - incluindo presentes.
Mas Brandon só fazia anos no mês seguinte...
30 - Paragens para abastecer e dez paragens para mudar pneus são as previsões para cada Porsche 919 Hybrid durante uma prova de Le Mans.
54 - Voltas consecutivas dos pilotos Romain Dumas e Neel Jani ao volante do carro vencedor durante a noite na prova de 2016
Devido a períodos em que o safety car estava em pista, o turno de Dumas foi estendido e tornou-se no mais longo de sempre entre os Porsche LMP. Durou 3 horas e 25 minutos, praticamente a duração de dois prémios de Fórmula 1.
60/40 - Cerca de 60% da recuperação de energia do 919 Hybrid vem dos travões frontais, e mais ou menos 40% é providenciada pelo sistema de escape.
65 - Pessoas formam a equipa operacional LMP da Porsche. Durante a 24 horas de Le Mans o número sobe para 90.
90 - Graus é o ângulo dos bancos de cilindro do V4 de combustão dos 919 Hybrid, mas a sua forma de funcionar é a de um “boxer em pé”
100% - Na ronda final de 2015, no Bahrain, ambas as alavancas de accionamento do acelerador do carro de Timo Bernhand/Brendon Hartley/Mark Webber cederam.
O facto de a equipa ter visto a bandeira axadrezada, tornando-se campeã mundial, deveu-se à ideia engenhosa de um mecânico e dos seus engenheiros com um rápido raciocínio...
os mecânicos bloquearam os accionadores em aceleração máxima - ao colocar dois alicates no motor fixados com cabos - enquanto os engenheiros programavam a aceleração em tempo real para manter o carro em andamento.
239 - A 30 de Novembro de 2014, Mark Webber estava na volta 239 da prova em São Paulo quando sofreu o maior acidente da sua carreira.
248 - Depois de 248 voltas em São Paulo, Neel Jani garantiu a primeira vitória para o Porsche 919 Hybrid.
395 - Voltas foram feitas por Earl Bamber/Nico Hülkenberg/Nick Tandy a caminho da vitória de 2015 nas 24 horas de Le Mans.
Os três estreantes concordaram em conduzir a um ritmo com o qual se sentissem confortáveis ao mesmo tempo que tentavam evitar acidentes.
Desta forma conseguiriam chegar ao pódio, pensaram. O plano resultou na primeira vitória da marca na prova desde 1998.
397 - Voltas é a maior distância percorrida durante as 24 horas de Le Mans. Os vencedores de 2010 todos tinham um background do programa júnior da Porsche (Timo Bernhard/Romain Dumas/Mike Rockenfeller).
> 400 Cv é a contribuição dos sistemas de regeneração de enervia (travões dianteiros e sistema de escape).
Quando solicitado, um motor eléctrico actua no eixo dianteiro e transforma temporariamente o 919 Hybrid num tracção integral.
< 500 - CV é o débito do motor turno a gasolina do 919, que actua no eixo traseiro.
919 - É o único LMP1 que recupera energia não apenas quando trava, mas também quando acelera, graças ao sistema de recuperação de energia do escape.
1900 - Foi o ano em que Ferdinand Porsche criou o primeiro carro com uma unidade verdadeiramente híbrida de série. Chamava-se “Semper Vivus” que significa “sempre vivo”.
Dois motores eléctricos nos cubos das rodas (20 amperes e 90 volts cada) e uma bateria alimentavam constantemente um motor de combustão através de um dínamo.
Na rampa de Semmering, em 1901, uma versão melhorada do protótipo de Lohner Porsche atingiu confortavelmente o melhor tempo para um veículo eléctrico. Depois disso, uma pequena série de carros de carros de dois lugares foi construída.
2 - Horas era o tempo que o cheiro permanecia no carro na eventualidade de algum dos pilotos soltar gases, comentou Neel Jani - descontente com a ventilação do cockpit do primeiro carro de testes de 2013.
22,984 - Mudanças na caixa de velocidades do 919 Hybrid vencedor durante a edição de 2016 das 24 de Le Mans.
62,000 - Kilowatt hours de energia eléctrica foram recuperados pelo Porsche 919 Hybrid durante a quilometragem total de 321 mil km através de dois sistemas de recuperação de energia (energia recolhida pelo travão e pelo escape).
Se o 919 fosse uma “power station”, esta energia seria suficiente para abastecer 15 casas, cada uma com quatro pessoas, durante um ano inteiro.
120,000 - Rotações - ou mais - por minuto que a turbina alcança no escape e que acciona um gerador.
De forma a recuperar energia também a baixas rotações, a turbina possui geometria variável. Já o turbo compressor dispensa essa recnologia.
128,000 - quilómetros foram feitos por várias versões do Porsche 919 Hybrid desde o início de 2014 até Maio de 2017 durante os fins-de-semana de provas (incluindo treinos e qualificações)
193,000 - quilómetros desde os testes, iniciados em 2013, até esta marca impressionante.
243,000 - Quilómetros foram acumulados pela bomba de água do Porsche 919 Hybrid sem problemas quando subitamente falhou às 21.13, nas 24 Horas de Le Mans de 2016.
Às 01:56, Bernhard/Hartley/Webber regressaram à prova, agora 39 voltas atrás dos líderes.
Fotos do Porsche 919 Hybrid de 2017, que na próxima semana vai participar nas 24H de Le Mans.
Deixamos aqui mais algumas fotos desta verdadeira maravilha da tecnologia moderna, que esperemos que aprecie...

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