Mazda Skyactiv-X

O SkyActiv-X chega com os Mazda 3 Sedan e Hatchback no próximo outono
Tem uma potência de 180 cv (6000 rpm) e binário de 224 Nm (3000 rpm)
Será um bloco de quatro cilindros e dois litros, disponível com caixas automáticas e manuais de seis velocidades e, no dois volumes, o sistema de tração Mazda i-Activ
Um dos maiores segredos está na tecnologia de ignição por compressão dos diesel aplicada a motores a gasolina, designada SPCCI – Spark Plug Controlled Compression Ignition
Ela combina essa forma de “acender” a mistura ar-combustível com o habitual recurso à faísca nos gasolina
A grande evolução prometida é a combinação da resposta pronta dos gasolina mas com a eficiência dos Diesel
Outro dos segredos está no sistema Mild Hybrid de 24 volts, que recupera energia da desaceleração para alimentar um motor elétrico auxiliar
Os consumos ficam assim situados, com o novo ciclo WLTP, nos 5,4 l/100km para o sedan e nos 5,5 l/100km para o hatchback
A marca chegou a anunciar, durante a fase de desenvolvimento, que este motor poderia igualar as emissões de CO2 de um veículo elétrico ao longo de toda a vida útil (desde a produção ao desmantelamento)

Partilhar