Mobieco

Publicidade

Formula E inspira novo Zoe e-Sport Concept

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 de Março, 2017

Assinalando as múltiplas vitórias da Renault na competição da FIA para monolugares elétricos, o Zoe ganha uma versão conceptual desportiva com 455CV.

O azul é uma das cores mais associadas aos veículos elétricos, e este foi o tom escolhida pela Renault para um dos mais surpreendentes concepts do Salão de Genebra, o Zoe e-Sport concept. Utilizando o mesmo tom Satin Blue dos monolugares da marca que venceram os dois Mundiais de Fórmula E, a inspiração do mundo desportivo neste protótipo encontra-se claramente expressa nas suas formas musculadas e aerodinâmicas, mas também a própria motorização mostra que este é um “elétrico de corrida”.

 

Contando com dois motores elétricos para uma potência de 455CV e um binário que se situa nos 640Nm, o resultado são acelerações vertiginosas para o pequeno modelo de emissões 0 da marca gaulesa, com a barreira dos 100km/h superada em 3,2 segundos e a fasquia dos 200km/h ultrapassada em menos de 10 segundos. Partindo da base do Renault Zoe de produção, o e-Sport Concept faz uso da fibra de carbono na sua estrutura para atingir um peso de somente 1400kg, já incluindo os 450kg das baterias, um dos segredos para estes vigorosos sprints. O elétrico desportivo conta ainda com uma suspensão da Tork Engineering, similar à que a marca utiliza nos seus modelos que participam em provas de montanha e corridas no gelo.

 

A inspiração na equipa da Renault para a Fórmula E revela-se na pintura dominada pelo “Satin Blue” cortada por contrastes em tons amarelos nas portas e para-choques, imitando a decoração dos monolugares gauleses. Para maior apelo estético, as jantes de 20’’ estão adornadas com uma decoração bi-tom em cinzento e preto. Demonstrando a evolução da marca, o novo concept Renault Zoe e-Sport surge também com a assinatura visual em “C” e um elemento novo na dianteira, o logótipo do losango da marca com formas mais verticalizadas que estreou em 2016 com o protótipo Tresor. De referir ainda o perfil aerodinâmico do modelo que está reforçado por elementos como a envolvência das entradas de ar na dianteira e o volumoso spoiler traseiro em fibra de carbono.

 

Após recorrer aos sensores táteis para a abertura automática das portas, encontra-se um habitáculo também ele repleto de “pedigree desportivo”. A atmosfera de cores escuras é cortada pelas inserções em azul e o alumínio de diversos controlos, e a vocação para as pistas é ainda reforçada pelos bancos desportivos da Recaro que, tal como o volante e os painéis das portas, apresenta um revestimento em alcântara. Outro destaque vai para o volante retangular que remete para os que se encontram nos monolugares da Fórmula E, para maior visibilidade. Além disso, o painel de bordo do Renault Zoe e-Sport Concept conta com três zonas que permitem ajustar os comandos de caixa, modos de condução e a repartição da travagem, como se estivesse efetivamente aos comandos de um modelo de competição.