Ford Trucks e Iveco vão desenvolver nova cabina de camiões

A Iveco e a Ford Trucks vão investir cerca de 343 milhões de euros no desenvolvimento conjunto de nova cabina para camiões de gama alta, a qual deverá chegar ao mercado em 2028.

A Ford Trucks e a Iveco anunciaram o desenvolvimento em conjunto de uma nova cabina para a futura geração de camiões de gama alta. Os dois fabricantes de pesados irão fabricar a cabina nas suas próprias instalações, personalizando conceitos de estilo específicos para depois comercializarem os produtos sob as suas respetivas marcas.

A nova cabina destina-se a ser utilizada nos sucessores dos modelos S-Way e F-Max da Iveco e da Ford Trucks, respetivamente, assim como eventualmente noutros camiões.

A nova cabina permitirá às duas marcas cumprirem os requisitos da futura norma “Direct Vision” da União Europeia, com uma aerodinâmica otimizada para reduzir o consumo e as emissões de dióxido de carbono.

Um dos cadernos de encargos da equipa de desenvolvimento consiste no foco no conforto, segurança, aerodinâmica e modularidade do habitáculo. Além disso também será levada em conta a relação entre custo e eficácia, assim como a compatibilidade com todos os sistemas de propulsão.

As primeiras cabinas deverão estar prontas para produção em 2028. O investimento previsto no seu desenvolvimento é de 343 milhões de euros. O acordo permitirá a disponibilização de uma nova família de cabinas modulares com tecnologia de ponta e uma poupança no investimento.

Economia de escala

Sobre o acordo de desenvolvimento, o vice-presidente da Ford Trucks, Emrah Duman, afirmou que a marca está empenhada em ultrapassar os limites de excelência da engenharia, adiantando que demonstra a capacidade das duas marcas de conceber e desenvolver soluções de ponta.

“Ao unir forças com a Iveco, estamos a aumentar a nossa capacidade de fornecer cabinas inovadoras e de elevado desempenho que irão estabelecer novos padrões de referência em termos de segurança, aerodinâmica e conforto do condutor, assegurando, em simultâneo, a eficiência de custos e a conformidade regulamenta,” esclarece Emrah Duman.

Por seu lado, Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Iveco Group, acrescentou que a partilha de conhecimentos de engenharia e a combinação dos pontos fortes dos dois fabricantes, possibilitará a criação de um produto que irá estabelecer novos padrões de segurança, eficiência, qualidade e conforto para o condutor.

“Este acordo é um passo estratégico que permitirá à Iveco e à Ford Trucks permanecerem na vanguarda do mercado, bem preparadas para cumprir os novos regulamentos e oferecer qualidade e valor excecionais aos nossos clientes,” sublinha Luca Sra.