Publicidade

Ford revela o novo Fiesta

Texto: Nuno Fatela
Data: 30 de Novembro, 2016

O modelo estará disponível em quatro variantes, podendo ser encontrado na luxuosa versão Vignale, no desportivo ST-Line, no elegante Titanium e como crossover com a insígnia Active.

Com entrada em comercialização marcada para meados de 2017, já é conhecido o novo Ford Fiesta, evolução que substitui a geração estreada em 2008 e renovada em 2013. Com a marca a destacar desde logo a elegância do design exterior e a ergonomia do habitáculo, o compacto vai estar disponível em quatro variantes diferentes, com a gama a contar com o desportivo ST Line, o luxuoso Vignale, o elegante Titanium e a versão mais aventureira Active. Entre as alterações, o novo Fiesta beneficia da otimização da atual plataforma, que aumentou a rigidez e também modificou a distância entre os eixos, e a marca afirma que o modelo que está a celebrar 40 anos no mercado conta agora também com uma direção mais precisa, maior aderência e uma capacidade de travagem superior.

Disponível com tração dianteira em versões de três e cinco portas, o novo Ford Fiesta conta ao todo com sete motorizações, cinco delas a gasolina e dois diesel. Na primeira “família” estão englobados os motores 1.1 Ti-VCT de 70CV e 85CV com caixas manuais de cinco velocidades e ainda o multi-premiado 1.0 Ecoboost de 100CV, 125CV e 140CV. Este bloco turbo surge conetado a transmissões manuais de seis relações, embora a versão mais frugal também possa contar com uma caixa automática de seis velocidades. Para os fãs dos Diesel a gama conta com as versões de 85CV e 120CV do motor 1.5 TDCi, também eles com transmissões manuais de seis relações.

Outro foco da Ford para o novo Fiesta foi o reforço tecnológico, tanto nas assistências como na conetividade a bordo. Nos apoios que salvaguardam o condutor e passageiros surgem teconologias como o programador de velocidade ativo, o reconhecimento dos sinais, a melhorada travagem de emergência com deteção de peões, uma transição mais suave para a comutação automática da iluminação e a deteção tanto de obstáculos no ângulo morto como de saída de faixa. A combinação das informações obtidas pelos três radares, as duas câmaras e os 12 sensores permite também efetuar o estacionamento semi-automático. Para o habitáculo além da maior ergonomia o destaque vai para o reforço da conetividade proporcionado pela inclusão do novo touchscreen HD de 8’’, que oferece acesso ao infotainment SYNC3 que é compatível com dispositivos Android e IOS e permite a utilização de comandos vocais. Também é novidade o sistema audio Bang&Olufsen com dez saídas e uma potência total de 675V.