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Autonomia de 45 km. Ford Ranger PHEV tem mais binário que Raptor V6

Texto: Carlos Moura
Data: 18 de Setembro, 2024

A Ford revelou no IAA Transportation a Ranger PHEV que oferece mais binário do que a Raptor V6 a gasolina e mais potência do que o V6 diesel, mas continua a disponibilizar uma capacidade de carga e reboque de 1000 kg e 3500 kg, respetivamente, e uma autonomia em modo elétrico de até 45 quilómetros.

A primeira pick-up eletrificada de dimensões médias da Ford é a Ranger PHEV que vai receber uma linha motriz que oferece uma potência combinada de 279 cv, que é superior à versão turbodiesel V6 de 3,0 litros, mas inferior à Raptor V6. Por outro lado, o binário de 600 Nm é o maior de sempre em qualquer veículo deste segmento de carga útil de uma tonelada da marca norte-americana.

O motor a gasolina 2.3 Ford EcoBoost, que é utilizado em vários modelos da marca, incluindo o icónico Mustang, está associado a uma caixa automática de dez velocidades que integra um motor elétrico de 75 kW. Esta solução tem o objetivo de garantir uma condução em modo híbrido.

A bateria com capacidade útil de 11,8 kWh está localizada por baixo do compartimento de carga numa estrutura no chassis que foi concebida especificamente para o efeito. Será de referir que este pack de bateria é produzido na Turquia na mesma unidade que também fabrica este componente para outros modelos da Ford, designadamente a E-Transit e E-Transit Costum.

45 km em modo elétrico

A bateria permite percorrer até 45 quilómetros em modo elétrico. O motor elétrico possibilita à Ranger PHEV disponibilizar vários modos de condução: Auto EV, EV Now, EV Later ou EV Charge.

Os utilizadores poderão beneficiar igualmente do sistema de travagem regenerativa, que permite otimizar a autonomia e o consumo. A bateria pode ser  recarregada externamente em corrente alterna com recurso a um carregador de bordo com potência de 11 kW, demorando essa operação cerca de quatro horas.

Para utilização em fora de estrada, a Ranger PHEV recebe o sistema e-4WD, que integra uma caixa de transferências com altas e baixas e bloqueio de diferencial traseiro.

Por seu lado, a bateria de 11,8 kWh permite percorrer até 45 quilómetros em modo elétrico, valor superior, segundo os estudos da Ford, à quilometragem média efetuada diariamente pela esmagadora maioria dos utilizadores.

Com o objetivo de não comprometer o conforto a bordo e as prestações em fora de estrada, a suspensão foi revista, levando em conta o chassis da Ranger PHEV e a distribuição de peso.

Utilização sem compromissos

De acordo com Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro Europa, a versão híbrida plug-in da Ranger mantém todas as caraterísticas valorizadas pelos clientes, designadamente uma capacidade de carga e de reboque de uma tonelada e 3,5 toneladas, respetivamente, bem como potência e binário, assim como um custo total de utilização competitivo.

“Os veículos híbridos plug-in constituem uma excelente solução de transição energética”, sublinha. “A Ranger PHEV é a combinação perfeita, já que oferece uma autonomia em modo elétrico de até 45 quilómetros sem  fazer qualquer compromisso em termos de utilização”.  

A Ranger PHEV vem igualmente equipada com a tecnologia Ford Pro Onboard que disponibiliza uma fonte de energia aos utilizadores que pode ser utilizada para ligar equipamentos elétricos, ferramentas. O sistema oferece, de série, uma potência de 2,3 kW permitindo a ligação de equipamentos com uma 220 volts, estando disponíveis opções com 6,9 kW, que incluem duas tomadas de 15 amperes na caixa de carga com uma potência de 3,45 kW.

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A produção da Ranger PHEV está prevista para o início de 2025 na fábrica de Silverton, na África do Sul, devendo as primeiras unidades serem entregues aos clientes na primavera do próximo ano.