Ford Puma 2019

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Ford Puma – vocação aventureira


Data: 26 de Junho, 2019

A Ford acaba de revelar os primeiros detalhes do Puma, um crossover de linhas desportivas e aparência aventureira com praticamente as mesmas dimensões do Fiesta. Chega a Portugal no início de 2020, com o motor Ecoboost de 1.0 litros e potências entre os 125 cv e os 155 cv. Mais tarde haverá uma versão diesel.

O novo Ford Puma nasce a partir da base mecânica do Fiesta mas aposta num estilo capaz de atrair aqueles que privilegiam um estilo de vida mais ativo. Em destaque, a maior altura ao solo e os guarda-lamas mais marcados, bem como as proteções nas zonas inferiores da carroçaria e o spoiler defletor traseiro. Detalhes específicos sublinham o espírito próprio das duas versões disponíveis: o Puma Titanium possui, por exemplo, jantes de 18 polegadas de desenho específico, elementos cromados na grelha, saias laterais e luzes de nevoeiro, bem como um difusor traseiro. Já o Puma ST-Line, destaca a vocação mais desportiva através das jantes que podem ser de 19 polegadas, suspensão desportiva, ou um spoiler defletor de maiores dimensões.

No interior há, igualmente, elementos que ora servem para salientar a vertente mais sofisticada da versão Titanium, ora relevam a postura mais desportiva da ST-Line. Em qualquer dos casos sobressai o bom nível de equipamento de série (pode incluir bancos com massagem) que comporta os mais avançados sistemas de conectividade e apoio à condução. Comum às duas versões é, também, a funcionalidade do compartimento de bagagem cuja capacidade pode chegar aos 456 litros mas que tem a particularidade de apresentar espaços de arrumação moduláveis, em função daquilo que pretendemos transportar.

Apesar do espírito urbano e aventureiro, o novo Ford Puma estreia o sistema de propulsão Mild Hybrid que recorre à tecnologia de 48 volts. Na base está o bem conhecido motor de três cilindros, de 1.0 litros, a gasolina, que recebe um sistema integrado de motor de arranque/alternador de 11,5 kW que tem a particularidade de conseguir recuperar e reutilizar energia, dispensando o habitual alternador. Este sistema (BISG de Belt- Integrated Starter/Generator) funciona como um motor auxiliar, capaz de disponibilizar até 50 Nm de binário adicional ao motor de combustão. A sua utilização permitiu aos engenheiros da Ford reduzir a taxa de compressão e montar um turbo de maiores dimensões, já que o binário extra é fornecido, sobretudo, nos baixos e médios regimes, compensando, assim, o atraso da resposta que caracteriza os turbos maiores. Ainda em relação ao motor Ecoboost de referir que ele conserva a característica de desligar automaticamente um dos cilindros quando circulamos nos regimes baixos, o que permite importantes ganhos em termos de consumos, com a Ford a anunciar um valor médio de 5,4 litros aos 100 km para a versão de 125 cv e 5,6 litros para a motorização com 155 cv, em ambos os casos utilizando a tecnologia Mild Hybrid. Já para a versão de 125 cv que não recorre a esta tecnologia o consumo anunciado é de 5,8 litros. Para mais tarde está previsto o lançamento de uma versão diesel que terá acoplada a transmissão manual de sete relações.

O novo Ford Puma é lançado no final deste ano e estará disponível em Portugal no início de 2020.

 

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