CONTEÚDO PATROCINADO

Ford Puma Gen-E

Aquele que é um dos SUV de maior sucesso na Europa reforça a ambição com a versão 100% elétrica cuja autonomia pode chegar aos 376 km. Já disponível, o Ford Puma Gen-E tem no preço, na qualidade e na imagem argumentos importantes

Não há muitas dúvidas quanto ao adjetivo que melhor define o Ford Puma: provocador. As linhas sedutoras da carroçaria com 4,3 metros de comprimento quebram com aqueles que são os conceitos prevalecentes. Já o perfil coupé da traseira remete-nos para a fórmula desportiva que apaixonou os clientes mais jovens no final do século passado, enquanto a “cara” sorridente da secção dianteira (os “olhos”/faróis com tecnologia LED) parece dizer-nos “gosto de ti”.

E porque amor e aventura andam sempre de braço dado, a altura ao solo (16,4 centímetros), as rodas que podem ser de 19 polegadas (17 ou 18 polegadas, de série), e as proteções plásticas remetem para as incursões fora-de-estrada, para a descoberta de paisagens inacessíveis quando conduzimos um automóvel convencional e para a condução despreocupada em cidade, muito ajudada, neste caso, pelas dimensões compactas.

Gen-E – Um Puma ainda melhor

Todos os atributos que ditaram o grande sucesso do Ford Puma estão presentes naquela que é a nova grande aposta do construtor americano para o mercado dos veículos 100% elétricos.

O Ford Puma Gen-E reforça, no entanto, a justificada ambição de liderança com um preço surpreendente, uma dinâmica de condução em linha com a aparência desportiva e a aptidão, sem restrições, para viagens longas, graças à autonomia que pode chegar aos 376 km (WLTP).

Não menos importante, o Puma Gen-E, embora se posicione como a proposta mais barata da Ford, reforça a competência para acolher toda a família, já que o interior tem ainda mais espaço, principalmente nos lugares da frente (dada a mudança de localização do comando da caixa de velocidades).

Seguro e digital

Destaque, também, para a capacidade da bagageira que chega aos 566 litros, e para o equipamento de última geração que determina o seu posicionamento como referência no segmento.

Em frente ao condutor, o painel de instrumentos totalmente digital, com 12,3 polegadas fornece todas as informações de viagem, enquanto ao centro o display de alta resolução, com 12 polegadas, aloja as funcionalidades de entretenimento, conectividade, apoio à condução e segurança, geridas pelo sistema Sync4 (de última geração).

A câmara de visão traseira, o regulador automático de velocidade, ou o sistema anti-colisão, com travagem autónoma de emergência são apenas alguns dos dispositivos de segurança com que o Ford Puma Gen-E conta de série.

Porém, para que a sensação de proteção seja total, o pack Driver Plus (1220€) acrescenta o assistente de velocidade inteligente, o controlo automático de velocidade adaptativo, o alerta de saída de faixa de rodagem, o sistema de reconhecimento dos principais sinais de trânsito, o avisador de presença de outro veículo no chamado ângulo morto e a camara de visão 360 graus.

Ainda do lado dos opcionais o tejadilho panorâmico (1260€) merece destaque especial já que confere ao interior do Ford Puma Gen-E uma luminosidade que eleva a sensação de bem-estar a bordo.

A mesma eficiência

O modelo da Ford para acesso à mobilidade totalmente isenta de emissões está já disponível em Portugal e conta com duas versões que se diferenciam, no essencial, pelo equipamento de série: o Puma Gen-E (desde 32 758€) e o Puma Gen-E Premium (desde 35 105€) que, neste caso, conta, de série, com jantes de 18 polegadas e pneus mais largos.

O sistema propulsor tem por base o mesmo motor elétrico de 168 cv que transmite a potência às rodas dianteira, que é servido por uma bateria com 43,6 kWh úteis de capacidade. Ambos anunciam 8 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 160 km/h de velocidade máxima.

A principal diferença reside no consumo que é de 13,1 kWh/100 km (autonomia WLTP de 376 km), no Puma Gen-E, enquanto a versão Premium, por utilizar jantes de 18 polegadas, anuncia um consumo de 13,7 kWh/ 100 km (autonomia de 364 km).

Nos dois casos, a velocidade de carregamento da bateria é outro argumento importante: 23 minutos bastam para elevar a capacidade de 10% para 80%.