Ford patenteia sistema de áudio surround com vários carros

A Ford patenteou uma tecnologia que transforma veículos em sistemas de som surround móveis, com e sem recurso a condução autónoma.

A Ford patenteou um sistema que transforma vários veículos num sistema de som surround móvel, ideal para festas, projeções de filmes ou eventos ao ar livre.

A patente foi originalmente submetida em 2023 ao Instituto de Patentes e Marcas Registadas dos Estados Unidos da América (USPTO), sob o número US2023/0121724 A1 e foi aprovada em outubro passado.

Segundo os documentos divulgados, a ideia passa por coordenar os veículos para que consigam posicionar-se automaticamente e reproduzir diferentes canais de áudio (esquerdo e direito) em sincronia, criando uma experiência sonora imersiva ao ar livre.

Com este sistema, os veículos sabem quando abrir as portas ou janelas e onde estacionar para otimizar a acústica do espaço. Uma viatura poderá reproduzir o canal esquerdo de uma música, enquanto a outra, posicionada ao lado, reproduz o canal direito.

Este sistema pode funcionar com carros autónomos, mas também pode ser controlado de outra forma. Segundo a patente registada, os automóveis podem ser controlados por um “dispositivo principal externo aos veículos”, como um smartphone, um tablet ou um computador portátil.

Não é a primeira vez

Desde o registo original, a tecnologia que torna o sistema possível pode ter avançado consideravelmente. E, para além disto, a Ford tem investido noutras patentes semelhantes

Entre as patentes registadas pela marca da oval azul, está um sistema que transforma uma pick-up F-150 numa sala de cinema móvel e ainda uma outra que prevê a instalação de projetores e altifalantes integrados nas portas traseiras dos SUV da sua gama.

Embora não haja garantias de que esta tecnologia chegue ao mercado, e muito menos que venha para a Europa, os avanços recentes poderão possibilitar a sua concretização.

Aliás, a tecnologia detalhada em todas estas patentes já existe e não parece digna de um filme de ficção científica. Será que vai acontecer?