Ford Mustang Bullit para a Europa aterra em Genebra

Texto: Nuno Fatela
Data: 7 Março, 2018

A versão comemorativa para o nosso continente é a principal estrela da oval azul no certame helvético, e a marca até lançou um vídeo e fez uma sessão fotográfica a assinalar este lançamento. Além do Ford Mustang Bullit para a Europa também são apresentados os novos Edge e Ka+ Active.

A mais famosa perseguição automóvel de sempre na sétima arte foi protagonizada por Steve McQueen, ao volante de um Ford Mustang Fastback no filme Bullit de 1968, e deu recentemente origem a uma edição especial do Pony Car. Apresentada no Salão de Detroit, ela presta tributo às cinco décadas desde que foi gravada a mítica e entusiasmante cena pelas ruas de S. Francisco. Agora surge no Salão de Genebra a versão do Ford Mustang Bullit para a Europa, que está em destaque no stand em companhia dos novos Edge e Ka+ Active e ainda dos simpáticos kits Speed Champions da Lego.

Se no Salão de Detroit foi a neta do falecido ator, Molly, a dar mais brilho para a revelação desta edição especial, agora o clã McQueen esteve ainda mais representado no evento helvético. Isto porque, como pode ver no vídeo superior, outros netos de Steve McQueen, Madison e Chase, fizeram uma cena de perseguição pelos Alpes que procura oferecer as mesmas doses extremas de adrenalina do filme original. Os dois herdeiros foram apoiados pelo seu pai, Chad, e no final ainda tiveram tempo para fazer uma sessão fotográfica que pode ver de seguida. No Salão de Genebra o Ford Mustang Bullit para a Europa teve a companhia do Mustang que foi utilizado na obra de 1968.

A edição especial recorre ao motor V8 5.0L de 464cv e 529Nm com sistema de indução open-air e ainda as condutas de admissão e controlo de motor e acelerador do GT350. Ele recorre ainda a uma nova tecnologia de sincronização das rotações do motor, que permite reduções mais suaves. Além disso, a marca refere que a colocação de mudanças mais baixas são “acompanhadas por um “blip” do motor, ao mesmo tempo que um sistema activo de válvulas de escape melhora o “gorgolejar” típico do motor V8”.

A nível estético, no Ford Mustang Bullit para a Europa foram destacadas as jantes de 19” em hélice (estilo Torq Thrust), pinças de travão Brembo a vermelho e a tampa ‘falsa’ do depósito de combustível. No habitáculo existe uma placa numerada, que surge onde habitualmente está o símbolo da marca e, em tributo ao Fastback de 1968, a manete de mudanças tem um punho esférico branco. Outros dos atributos destacados foram o cluster digital LCD de 12” e ainda o sistema de som Bang&Olufssen  com 12 saídas e potência de 1000 watts.