Ford Mondeo renovado para 2019

Texto: Nuno Fatela
Data: 18 Janeiro, 2019

Motorizações Diesel atualizadas para cumprir as mais recentes normas de segurança e uma condução mais suave para o híbrido são alguns dos destaques do Ford Mondeo renovado

Foi anunciado pela Ford um conjunto de alterações para o Mondeo, com influência especialmente nas motorizações. Para a gama a gasolina foi apenas confirmado 1.5 Ecoboost de 165cv, mas nos Diesel existe uma passagem dos TDCi para os mais recentes Ecoblue. Com níveis de potência de 120cv, 150cv e 190cv, eles ganham novos sistemas de controlo de emissões para cumprir as normas Euro 6d-Temp. Já o Hybrid, que surge também agora para a carrinha Mondeo, oferece 187cv de potência e ganhou alterações para uma resposta mais suave e linear.

Com exceção do Hybrid, toda a gama contempla caixas manuais de seis velocidades. Mas para os dois motores Diesel mais potentes do Ford Mondeo renovado surge também uma caixa automática de oito velocidades com conversor de binário. Para o motor de 190cv também é possível optar por uma versão com quatro rodas motrizes, em detrimento da tração dianteira.

Em termos estéticos, as maiores alterações estão nas formas dos para-choques e dos grupos óticos, e nos novos formatos para as jantes. Também passa a ser possível escolher novos tons de azul, cinzento e verde para a carroçaria. Referência ainda, dos quatro níveis de equipamento existentes (Trend, Titanium, ST-Line e Vignale), a algumas especificidades. No caso do mais desportivo ST-Line elas são conferidas por acabamentos em negro, enquanto o Vignale, de aproximação aos Premium, tem uma grelha diferente, elementos decorativos cromados e cores exclusivas.

 

A bordo a alteração mais visível é a mudança das formas para a alavanca da caixa nas versões de caixa automática, surgindo nova organização para os controlos e acabamentos distintos. Já no infotainment continua a surgir o sistema SYNC3, compatível com Android Auto e Apple Car Play e com ecrã de 8”. No que se refere às tecnologias de assistência ao condutor, surgem também novas capacidades, como o cruise control adaptativo com Stop&Go e o limitador inteligente de velocidade.

Partilhar