O Ford Escort RS MK1 está de regresso com 300 cv e 800 kg

Através da Boreham Motorworks e com a autorização da Ford, o Ford Escort RS MK1 vai ser ressuscitado, 50 anos após o fim da sua produção.

Sim, o leitor leu bem. Meio século depois da última unidade do Ford Escort MK1 RS ter sido produzida, o modelo vai ser ressuscitado pela equipa da Boreham Motorworks e com a autorização da Ford.

Ao contrário de outros projetos restomod, que começam por incluir um carro dador, a construção destes novos Escort RS vai ser feita de raiz e terá um número de chassis imediatamente a seguir ao das últimas unidades produzidas pela marca da oval azul.

Esta é a razão que leva este projeto a receber a denominação de “continumod”, porque consiste numa abordagem que vai além de combinar o visual histórico do carro com tecnologias modernas. É mesmo um novo Escort MK1 RS2000.

O exterior manteve-se fiel ao original da Ford, embora com algumas modificações na carroçaria. Além de receber um novo grupo de óticas em LED, a sua estrutura foi reforçada e os guarda-lamas foram alargados.

A fazer a ligação ao solo, está agora um novo eixo traseiro em alumínio e titânio. A suspensão inclui um conjunto de coilovers (conjunto amortecedor e mola) e conta com um diferencial autoblocante.

Dentro do habitáculo, estão dois bancos desportivos e manteve-se o desenho original. Contudo, agora está disponível um pequeno ecrã na consola central, que permite a conectividade com smartphones através de Apple CarPlay.

300 cv de potência e com 800 kg

Para o seu novo modelo, a Boreham Motorworks tem disponível duas motorizações, ambas fiéis à configuração de quatro cilindros em linha e a gasolina.

A primeira opção, de entrada, tem um 1,8 litros com 185 cv de potência, com recurso a um sistema de injeção moderno. Associado a este motor, está uma caixa de 4 velocidades manual, de dentes diretos.

A segunda opção é a de maior destaque. O tamanho do motor sobe para 2,1 litros e a potência aumenta para 300 cv atmosféricos, capazes de fazer 10 mil rpm. Aqui, surge associado a uma caixa dogleg de cinco velocidades e a um sistema de escape em titânio.

A potência pode não impressionar quando comparada à dos desportivos contemporâneos, mas fique sabendo que o peso deste novo Escort RS será de apenas 800 kg.

Preço e data de comercialização

O novo Ford Escort MK1 da Boreham Motorworks tem a sua apresentação oficial prevista para o verão de 2025.

A produção tem início previsto para o terceiro trimestre de 2025, tendo sido, para já, anunciada a construção de 150 unidades.

Quanto a preços, a Boreham estabeleceu um preço base de 295 mil libras, o equivalente a 355,652 euros, mas que já inclui uma garantia de dois anos ou 32 000 km.