Publicidade

O alerta da Ford. Sabe os perigos de deixar crianças ao calor no carro?

Texto: Francisco Cruz
Data: 2 de Agosto, 2023

Com o Verão a aproximar-se a passos largos e porque todos os anos somos confrontados com situações do género, a Ford disponibiliza uma tecnologia que pretende evitar o esquecimento de crianças ou animais, dentro do carro, sob o calor do sol. E até fez um vídeo que exemplifica, na perfeição, os perigos de tal prática!

“Pais-galinha” ou não, a verdade é que ninguém pode garantir, a 100%, que nunca passará por algo do género. Assim e porque continuam a acontecer situações, até por vezes trágicas, resultantes de um esquecimento ou de um simples “são só cinco minutos”, a Ford decidiu mostrar, através de um vídeo, aquilo que acontece a crianças e animais que são deixados, ainda que por breves momentos, dentro de um automóvel fechado e ao sol.

Após pedir a um escultor de peças de gelo para recriar um “bebé em gelo” e um “cão em gelo”, a Ford colocou-os, em seguida, dentro de um carro, nas suas instalações “Weather Factory”, em Colónia, na Alemanha.

O “bebé” utilizado na experiência levado a cabo pela Ford

Fora do carro, a temperatura foi ajustada para os 35°C, mas em apenas 19 minutos, as temperaturas no interior do carro ascenderam aos 50°C, fazendo com que as esculturas de gelo começassem a derreter de imediato.

LEIA TAMBÉM
Quer reduzir a peugada de carbono do seu automóvel? Dizemos-lhe como fazer

O vídeo demonstra, assim, o efeito de estufa que acontece dentro dos veículos, com a radiação de ondas curtas a entrar pelas janelas, refletindo-se nos bancos e no tablier, e, dessa forma, aquecendo o veículo.

Números trágicos

Aliás, a Ford destaca, igualmente, o facto de, o corpo de uma criança sobreaquecer, entre três a cinco vezes mais depressa, que o de um adulto. Realidade que faz com que este tipo de situação, envolvendo crianças, possa ter, mais facilmente, um desfecho trágico.

A marca norte-americana recorda que, só nos EUA, ocorrem, em média, 39 mortes de crianças por ano, resultantes deste esquecimento. Já na Europa, os casos são menos comuns, o que, no entanto, não significa que não existam. Pelo contrário, existem situações assinaladas, por exemplo, na Irlanda, França e Bélgica, e até mesmo em Portugal.

O mesmo se passa, de resto, com os animais de estimação, deixados dentro dos veículos, ao calor. Sendo que, entre 2009 e 2018 e falando apenas do Reino Unido, a RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals) registou 64.443 incidentes relacionadas com animais, expostos ao calor, em Inglaterra e no País de Gales.

Combater o esquecimento

Quanto ao Alerta de Ocupante Traseiro, a Ford recorda que a tecnologia atua como um auxiliar de memória, nas situações em que o condutor tenha aberto as portas traseiras, no início da viagem.

O labrador de gelo que serviu para demonstrar o efeito do calor dentro do automóvel

Uma vez chegado ao destino e com o veículo imobilizado e desligado, o condutor recebe um alerta visual no ecrã central, durante 10 segundos, ao mesmo tempo que é emitido um aviso sonoro, a recordar que é necessário verificar os bancos traseiros.

Na Europa, a tecnologia está disponível, entre outros, nos modelos EcoSport, Fiesta, Focus, Galaxy, Kuga, Mondeo Hybrid, Puma, S-MAX, Transit e Tourneo Connect, assim como no 100% elétrico Mustang Mach-E.