Ford coloca 48 volts na Transit

Texto: Nuno Fatela
Data: 13 Setembro, 2018

Foram revelados dois furgões eletrificados da oval azul, que desvenda no Salão de Hannover as novas Transit híbrida de 48 volts e Transit híbrida de Plug-In com extensor de autonomia

As novas motorizações ganham cada vez mais peso no mundo automóvel, e agora uma nova tecnologia faz a sua entrada no mundo dos veículos preparados… para transportar muito peso. Isto porque foram dadas a conhecer as informações relativas à Ford Transit híbrida de 48 volts e híbrida de Plug-In com extensor de autonomia, que estarão expostas no Salão de Hannover. A chegada ao mercado está planeada para meio do próximo ano.

 

O primeiro destes modelos, a Ford Transit híbrida de 48 volts recorre a esta corrente mais alta para alimentar o motor de arranque e alternador, oferecendo um boost adicional ao motor Diesel Ecoblue 2.0. Esta força extra irá ter benefícios em duas áreas, permitindo ganhar força adicional nas acelerações e baixar consumos e emissões. E é destacado o tipo de condução em que esta tecnologia fará os seus benefícios sobressair, e que são a condução com mais paragens em ambiente urbano, devido ao aproveitamento que faz da energia gerada nas travagens.

Junta-se também a Ford Transit híbrida de Plug-In, que vai ser capaz de cumprir 50km em modo elétrico e que faz uso de um motor Ecoboost 1.0 como extensor de autonomia. É explicado que este furgão carrega as baterias (colocadas sob o piso para não influenciar a capacidade de carga) durante as viagens mais longas, o que permite conduzir até 500km entre paragens. Este modelo será ainda agraciado com novo design e informações específicas no sistema de infotainment.

 

Foram ainda desvendados novos serviços de dados e telemática para frotas, que foram desenvolvidos pela Ford Smart Mobility. Vai estar disponível futuramente uma App que otimiza a utilização das viaturas, analisar os custos de utilização e fazer a gestão entre diferentes condutores. Será ainda possível colocar estes dados à disposição das gestoras de frots, o que facilitará a implementação de soluções específicas para cada empresa. Todas estas novidades serão apresentadas no Salão de Hannover, onde estará também a nova pick-up Ranger 2.0 Ecoblue de 213cv e 500Nm, que chega ao mercado europeu no próximo ano.

Partilhar