O CEO da Ford, Jim Farley, considera que os automóveis elétricos chineses são “uma ameaça existencial” aos fabricantes ocidentais, após ter realizado um test-drive com um modelo da marca Changan Automobile. E, tudo, porque a qualidade dos veículos mostrou-se muito maior do que Farley esperava!
Numa altura em que os veículos chineses são protagonistas de uma forte ofensiva nos mercados europeus e americano, o CEO e o responsável financeiro da Ford Motor Company, Jim Farley e John Lawler, ficaram impressionados com a qualidade dos automóveis chineses, após terem realizado um test-drive com um modelo do fabricante Changan Automobile. Defendendo, mesmo, que estes são, cada vez mais, uma pedra no sapato das marcas ocidentais.
A conclusão expressa pelos dois principais responsáveis da Ford Motor Company surge numa altura em que a marca norte-americana exibe uma forte presença em território chinês, razão pela qual Farley e Lawler voaram até ao país asiático, para experimentar um carro elétrico da marca Changan.
Testado o veículo, cujo modelo não foi divulgado, o site Carscoops conta que Lawler se terá virado para Farley e dito “isto já não é como dantes, estes tipos estão à nossa frente”.
Já o CEO da Ford terá ficado deslumbrado com o veículo elétrico que testou, considerando que estamos perante “uma ameaça existencial” à indústria ocidental.
Novo elétrico da Ford a caminho
Recorde-se que, no início de julho, a Ford anunciou a intenção de lançar um modelo elétrico para o patamar dos 27 000€, até 2027.
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Segundo os responsáveis da marca norte americana, este modelo visava rivalizar com as propostas mais atraentes oriundas da China.
Contudo, a marca da oval azul decidiu, entretanto, retirar o pé do acelerador, relativamente às suas ambições elétricas, após chegar à conclusão de que os planos para se tornar uma marca totalmente elétrica, até 2030, já não podem ser concretizados.
A juntar a isto, a Ford cancelou a produção de um SUV elétrico com três filas de bancos, que deveria entrar em produção em 2025, e atrasou o projecto de um caminhão elétrico, do género do Tesla Semi, de 2025 para 2027.
Pelo contrário, o fabricante norte-americano terá já tomado a decisão de continuar a fabricar e lançar veículos exclusivamente a combustão e híbridos, a par de elétricos, enquanto as regras o permitirem.