Ford alerta para o transporte seguro de animais

Texto: Filipe Bragança
Data: 4 Fevereiro, 2019

Em caso de colisão, os cães soltos correm o risco de serem projectados dentro e até para fora da viatura, colocando em risco a sua vida, a dos ocupantes e até a dos outros utentes da via. Mas, porque muitos não cumprem esta obrigação, a Ford dá uma ajuda com a nova Focus SW.

Para o desenvolvimento da nova Focus Station Wagon,  a Ford inquiriu em Novembro do ano passado 5.000 condutores europeus que são donos de cães. E concluiu que 32% destes automobilistas não transporta os seus animais em segurança. Em Portugal o transporte adequado dos animais é obrigatório por lei. Além disso, em caso de acidente, a validação do seguro pode ser anulada caso se confirme que os animais não estavam a ser transportados em segurança.

1 em cada 3 condutores que possuem cães não transporta em segurança os seus animais;
Deste grupo, 25% admitiu que o seu animal já andou com a cabeça fora da janela;
Em caso de acidente, o transporte incorreto de animais pode levar à anulação das coberturas do seguro
Os principais motivos para não transportar os amigos de quatro patas em segurança são: os animais não gostarem, acreditar que tal não é necessário em distâncias curtas e ainda o facto de não terem casota para o transporte 
Cães soltos estão sujeito a serem serem projectados dentro e até para fora da viatura, colocando em risco a sua vida, a dos ocupantes e até a dos outros utentes da via
Calcula-se que, numa colisão de uma viatura que circule a 40 km/h, um cão solto no habitáculo é projectado com uma força 40 vezes superior ao seu peso.

Foi a pensar nesta necessidade que a equipa de design e engenharia da Ford encomendou este estudo em parceria com o treinador de cães Graeme Hall (conhecido como o “Dogfather”) e com a ajuda de Emil, um Pastor Australiano que pertence ao engenheiro Rene Berns.  Segundo o mesmo, os esforço conjuntos da marca de automóveis com esta equipa permitiram criar “a maior casota de transporte disponível no mercado”. Desde modificar o revestimento e os parafusos do habitáculo até redesenhar a porta da bagageira, os testes concluíram que, graças a esta modularidade, até cães de grande porte podem viajar sem qualquer impedimento.

A nova Ford Focus Station Wagon está disponível em toda a Europa com uma ampla gama de versões. Em Portugal estão disponíveis a Focus Business, a mais desportiva Focus ST-Line, a mais luxuosa Focus Vignale e a variante crossover Focus Active.