Mobieco

Publicidade

Apresentação em LA. Fisker Ocean SUV com produção confirmada para 2022

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Julho, 2021

Depois de vários avanços e recuos, a Fisker Inc. parece ter, finalmente, assegurado a passagem à produção do seu primeiro SUV, 100% elétrico, o Ocean. Processo que arranca em 2022, na Áustria, com a apresentação, in loco, aos potenciais clientes, a acontecer ainda este ano, no próximo Salão Automóvel de Los Angeles (LA)…

Apresentado, pela primeira vez e ainda como concept, no CES de 2019, o SUV 100% elétrico da Fisker, Ocean, parece ter – finalmente! – confirmada, de forma oficial, a sua passagem à produção e consequentemente lançamento no mercado. Graças, também, a uma estratégia que deverá levar à abertura de novos concessionários.

Em declarações à norte-americana Autoweek, foi o próprio fundador, Chairman e CEO da Fisker Inc., Henrik Fisker, a anunciar que o primeiro SUV da ainda jovem marca norte-americana, começará por ser apresentado, pela primeira vez, ao público em geral e naquela que é a sua versão final de produção, no próximo Salão Automóvel de Los Angeles, em novembro. Ou seja, ainda antes da entrada em produção do Fisker Ocean SUV, que está prevista arrancar apenas no quatro trimestre de 2022.

Fisker Ocean SUV
Fisker Ocean SUV

Aliás e sobre este último aspecto, importa recordar que a Fisker celebrou uma parceria com a austríaca Magna Steyr, para que o modelo seja fabricado nas instalações desta última. Utilizando, de resto, uma arquitectura desenvolvida pela empresa austríaca.

Ainda antes disso, a Fisker tem previsto avançar, lá mais para o final deste ano, com os necessários testes, utilizando para tal protótipos de desenvolvimento, ainda por fabricar. Algo que e ainda assim, não impediu o pequeno fabricante de contabilizar, neste momento, mais 17.300 encomendas pagas e 62 mil reservas, estas últimas, sem o pagamento de qualquer valor.

LEIA TAMBÉM
Chega em 2022. SUV Fisker Ocean anunciado com plataforma Volkswagen

A par destas, a Fisker garante ter pedidos para frotas, de empresas como a Onto, a Viggo, ou o Credit Agrícole Consumer Finance.

“O nosso processo de reservas e encomendas foi projetado, desde o início, para ser transparente, priorizando a qualidade ao invés da quantidade, e garantir que os nossos acionistas tenham confiança no compromisso assumido com os detentores de reservas”, afirmou, em declarações à Autoweek, Henrik Fisker. Acrescentando que, “à medida que nos aproximarmos do lançamento, vamos trabalhar com os interessados em potência nos nossos carros, de forma a fazemos a transição, das respectivas reservas, para em pedidos concretizados.”

Fisker Ocean SUV
Fisker Ocean SUV

 Aliás e também na persecução deste objectivo, a decisão da marca de abrir seis Fisker Brand Experience Centers, já em 2022, não apenas nos EUA e em cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Miami, mas também na Europa, em capitais como Munique, Copenhaga, e Londres. Centros onde a Fisker pretende que os interessados se possam dirigir, não apenas para experimentar os modelos, mas também conversar com especialistas nos veículos e fazer encomendas.

Recorde-se que o Fisker Ocean foi já anunciado com uma autonomia de pouco mais de 480 quilómetros e preços que, nos EUA, deverão começar nos 37.499 dólares, ou seja, perto de 32 mil euros. Valores que, no entanto, deverão ser substancialmente mais altos na Europa…