Filtro de habitáculo deve ser substituído a cada 15 000 km

A manutenção regular do ar condicionado é fundamental num veículo automóvel, independentemente de ser a combustão ou elétrico. Conheça a importância do filtro de habitáculo, enquanto elemento imprescindível, também nestas épocas de calor por que passamos, na manutenção do conforto e do bem-estar.

ar condicionado é fundamental para manter uma temperatura agradável dentro da viatura, seja no verão ou no inverno. Contudo, os sistemas de ar condicionado necessitam de líquido de refrigeração suficiente e de uma manutenção regular.

No caso do refrigerante não ser suficiente ou o filtro do habitáculo estar obstruído, isso pode reduzir o rendimento no arrefecimento. Uma consequência desagradável será o aparecimento de odores desagradáveis no interior da viatura.

A esmagadora maioria dos fabricantes de veículos recomendam a sua revisão e manutenção uma vez por ano, preferencialmente na altura da primavera.

A intervenção pode ser feita numa oficina, onde os mecânicos começam por fazer uma prova de impermeabilização, para depois drenarem o sistema e só então é que o reabastecem com a quantidade indicada de líquido refrigerante.

Atualmente, os dispositivos conseguem recuperar e reutilizar até 99% do refrigerante. Isto significa que a utilização do ar condicionado é ecológica e amiga do ambiente.

A importância do filtro de habitáculo

filtro do habitáculo é uma parte fundamental nos sistemas de ar condicionado, protegendo-o, melhorando a visibilidade e reduzindo a quantidade de depósitos. Os especialistas recomendam a sua substituição uma vez por ano ou cada 15 mil quilómetros.

Como os filtros de habitáculo retêm o pólen e o pó fino que andam no ar é aconselhável que a sua substituição seja efetuada na altura da primavera.

Além dos filtros standard, também existe a possibilidade de optar por uma solução de carvão ativado, que também retêm os gases nocivos e com mau cheiro, reduzindo a concentração de poluentes dentro do habitáculo.

Veículos elétricos incluídos

Os sistemas de ar condicionado também são particularmente importantes quando se trata de veículos híbridos ou elétricos.

Além de garantirem uma confortável temperatura ambiente no habitáculo, também desempenham um papel importante na gestão térmica, nomeadamente, refrescando as baterias e mantendo-as na sua temperatura ideal de funcionamento.

Durante o processo carregamento, e especialmente em corrente contínua (rápidos), o sistema de ar condicionado refresca as baterias; caso contrário aqueceriam.

Desta forma, os sistemas de ar condicionado não só contribuem para aumentar a vida útil das baterias, como também possibilitam processos de carregamento eficientes.