Fiat introduz versão térmica do novo 500 com caixa manual

O regresso do Fiat 500 à combustão é acompanhado por uma caixa manual de seis velocidades. Produção da nova versão híbrida de 48V arranca em novembro na fábrica de Mirafiori, em Itália.

A Fiat vai dar o dito por não dito e lançar uma versão de combustão com tecnologia híbrida suave (mild-hydrid) da mais recente geração do Fiat 500, modelo que era suposto ser exclusivamente elétrico. A produção arranca em novembro na fábrica de Mirafiori, em Itália.

A nova versão deste citadino vem equipada com um motor a gasolina de três cilindros de 999 cc, associada exclusivamente a uma caixa manual de seis velocidades.

A mais recente geração do Fiat 500, recorde-se, foi lançada originalmente em 2020 com motorização exclusivamente elétrica. Contudo, a marca italiana teve de se adaptar à procura do mercado, já que as vendas de elétricos não têm acompanhado as previsões, enquanto os híbridos estão a ter saída.

Assim, poucos meses de ter terminado a produção da geração anterior, a Fiat decidiu introduzir uma nova versão do Fiat 500 para ir de encontro às preferências atuais dos consumidores.

Em termos estéticos, o Fiat 500 Hybrid mantém o design do Fiat 500e. As diferenças visuais são subtis: uma pequena grelha na frente para permitir a entrada de ar, um emblema novo na tampa da bagageira e um tubo de escape integrado por baixo do pára-choques traseiro.

Três carroçarias

À semelhança do Fiat 500e, o 500 Hybrid estará igualmente disponível em três carroçarias: a clássica berlina, compacta e ideal; o disruptivo 3+1, com uma terceira porta articulada na zona lateral traseira do lado do passageiro para facilitar o acesso aos lugares traseiros; e o Cabrio, o único descapotável do seu segmento, para desfrutar da condução ao ar livre.

Por baixo do capot encontra-se o comprovado motor 1.0 FireFly, apoiado por um sistema híbrido suave de 12V para melhorar a eficiência, combinado com uma transmissão manual de 6 velocidades. O sistema elétrico de 12 V melhora a eficiência de combustível e proporciona uma experiência de condução suave e acessível.

Apesar da Fiat não ter revelado as especificações completas, este motor já é conhecido de outros modelos da marca, como o anterior 500 e o Pandina, desenvolvendo uma potência de 70 cv.

Assistência à condução

O Fiat 500 Hybrid irá contar com uma elevada tecnologia embarcada, incluindo o sistema sistema Uconnect 5, que está associado a um ecrã tátil personalizável de 10,25 polegadas e alta resolução, sendo complementado por um painel de instrumentos digital de 7 polegadas.

A compatibilidade total com Apple CarPlay e Android Auto garante uma integração intuitiva e segura do smartphone, sem distrações ao volante.

O Fiat 500 Hybrid recebe igualmente o mais avançados sistemas de assistência à condução, incluindo a travagem automática de emergência, assistência à manutenção da faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras funcionalidades.