Fiat 500 Spiaggina ’58 ganha encantadora homenagem

Texto: Miguel Policarpo
Data: 5 Julho, 2018

O Fiat 500 Spiaggina foi, para quem não sabe, a primeira edição especial do citadino da marca italiana. Produzido em 1958, passaram 60 anos mas a Fiat não esquece e presta uma encantadora homenagem à exclusiva edição do modelo.

Nascia há 60 anos a primeira edição especial do Fiat 500, o icónico citadino do fabricante italiano. Por mais anos que passem, a marca não se esquece e lança agora uma reedição do modelo, limitada a 1,958 unidades, numa alusão ao ano de estreia. Tem uma capota de lona e as cores azul e branca destacam na perfeição os contornos do citadino. O Fiat Spiaggina original foi produzido entre 1958 e 1965, construído pela Carrozzeria Ghia e comercializado na Europa, nos Estados Unidos da América e na África do Sul.

Para demarcar o aspeto “retro”, a Fiat escolheu os símbolos da marca com um design antigo, um formato das jantes clássico e as capas dos espelhos retrovisores cromadas, entre outros apontamentos. O habitáculo segue a receita das cores da carroçaria e oferece tecnologia atual – um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 7”, um painel de instrumentos digital e equipamentos como sensores de chuva e de iluminação, controlo climático automático e sensores de marcha-atrás.

Não esqueçamos também outro tributo ao Fiat 500 Spiaggina, um protótipo feito pela Garage Italia em colaboração com a Pinifarina: uma variante descapotável e com um compartimento que substitui a fila dos bancos traseiros e que até tem um chuveiro!

Este “novo velho” Fiat 500 Spiaggina adapta-se aos tempos modernos no que respeita ao motor: incorpora um bloco de 1.2l a gasolina que desenvolve 69cv e cumpre a norma Euro 6d-Temp.

Uma homenagem encantadora a um modelo que até tem direito a uma moeda própria!