Fiat Panda e 500 micro-híbridos

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Fiat 500 e Panda micro híbridos chegam em Março. A prometer 3,9 L/100 km

Texto: António Amorim
Data: 4 de Fevereiro, 2020

Combinam um pequeno motor atmosférico a gasolina de um litro e três cilindros, com um mini motor elétrico que serve de alternador e de motor de arranque, alimentado por uma bateria de iões de lítio. Chegam em março, com preços a começarem nos 16 050€.

Os Fiat 500 e Panda micro híbridos são os primeiros modelos eletrificados da Fiat, antes mesmo do novo 500e elétrico puro, que vai ser desvendado no salão de Genebra, em março.

Versão híbrida também disponível no 500 Cabrio

Os dois utilitários complementares da Fiat (um mais chique o outro mais funcional) são reconhecíveis pelo logótipo “H” de “híbrido” e estão equipados com um pequeno motor a gasolina de 1000 cc e três cilindros, da família FireFly, sem turbo.

Contam com a ajuda de um pequeno motor elétrico acionado por correia, que também desempenha as funções de um muito silencioso motor de arranque. A potência combinada é de 70 cv, com um binário de 92 Nm às 3500 rpm.

Versão Launch Edition inclui Android Auto e Apple CarPlay

A energia do motor elétrico é fornecida por uma pequena bateria de iões de lítio colocada debaixo do banco traseiro esquerdo e que tem uma capacidade de 11 Ah, apenas o suficiente para dar uma pequena ajuda de 3,6 kW (4,8 cv) no início das acelerações, ou seja, não existe a possibilidade de circular apenas com recurso ao motor elétrico. A bateria é recarregada em andamento (não é um Plug-in), durante as travagens e desacelerações.

O gráfico de fluxo de energia mostra como esta está a ser utilizada ou armazenada a cada momento

A marca anuncia uma redução no consumo e nas emissões de CO2 que pode chegar aos 30 por cento no Panda Cross (20% em média), para médias de consumo de 3,9 l/100 (119g de CO2/km em ciclo NEDC).

O logótipo que identifica a versão híbrida Launch Edition

Este sistema de propulsão passa a contar com uma versão mais evoluída da caixa manual de seis velocidades C514, com uma sexta relação especificamente escalonada para a economia, novos rolamentos anti-fricção e lubrificante de baixa viscosidade.

Os bancos incluem materiais plásticos reciclados a partir do lixo marinho (e terrestre)

A caixa automática também fica disponível mas apenas associada ao anterior motor de 1.2 litros não híbrido.

No caso da gama Panda, apenas a versão mais aventureira Cross recebe a tecnologia micro híbrida, já que o modelo normal se mantém com o motor de 1.2 litros.

Ambos os híbridos são lançados no mercado em março e já podem ser encomendados, ficando disponível a série especial de lançamento Launch Edition, que mostramos nestas fotos, por 19 300 € no caso do 500 e por 16 050 € no caso do Panda. A versão base do Fiat 500 micro híbrido começará, no entanto, nos 16 300 €.

Só a versão Cross do Panda recebe a tecnologia Mild Hybrid

Para além da pintura específica no tom das fotos, os Launch Edition utilizam bancos com costuras feitas de plástico reciclado e obtido a partir do lixo marinho, por via de uma parceria com a empresa Sequal. Estão também equipados com volante em pele, compatibilidade com Aplle CarPlay e Android Auto, sistema de navegação, jantes de 16’’ específicas e outros detalhes decorativos.