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Volta mais rápida. Ferrari SF90 Stradale foi aos EUA conquistar Indianapolis

Texto: Francisco Cruz
Data: 21 de Julho, 2021

Apontado como o modelo homologado para estrada com mais potência já desenvolvida pela marca de Maranello, o Ferrari SF90 Stradale acaba de juntar ao seu cartão de visita, mais um recorde: o da volta mais rápida ao mítico circuito norte-americano Indianapolis Motor Speedway.

Proposta com motorização híbrida plug-in e que tem por base um V8 biturbo, conjugado com, não um, mas três motores elétricos – são, ao todo, 986 cv de potência combinada e 799 Nm de binário máximo, às 6000 rpm -, o Ferrari Stradale foi, mais uma vez, colocado à prova. Desta feita, naquele que é o mais famoso circuito em terras do Tio Sam e onde, simplesmente, arrasou com a concorrência!

Em pista no decurso do evento Ferrari Racing Days, acabou sendo uma versão mais focada para a utilização em pista, o SF90 Stradale Assetto Fiorano, que acabou saindo de Indianapolis, com um mais um recorde. Mais precisamente, o da volta mais rápida ao traçado com 3,925 quilómetros, que o modelo cumpriu em não mais que 1 minuto, 29 segundos e 625 milésimos de segundos.

Ferrari SF90 Stradale Assetto Fiorano
Ferrari SF90 Stradale Assetto Fiorano

Com este resultado, obtido numa tentativa em que o SF90 Stradale conseguiu atingir como velocidade máxima os 280,9 km/h, o modelo italiano tornou-se, assim, no novo detentor do recorde da volta mais rápida ao Indianapolis Motor Speedway, para automóveis de produção.

Ainda segundo divulgou a Ferrari, que inclusivamente registou, em vídeo, o momento, o feito foi alcançado no passado dia 15 de julho, com uma unidade que, também por se tratar de uma versão Asseto Fiorano, apresentava alguns upgrades face ao SF90 standard. Nomeadamente, alguns componentes exteriores em fibra de carbono, um sistema de escape em titânio e amortecedores Multimatic.

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A par destas soluções, o veículo contava, ainda, com um set opcional de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, além de um spoiler traseiro em fibra de carbono, capaz de garantir um acréscimo de downforce na traseira, de 390 kg, quando a velocidades de 250 km/h.

Finalmente e graças também à utilização da fibra de carbono e titânio, esta versão Assetto Fiorano pesa, igualmente, menos 30 kg que o SF90 Stradale “base”.