Ferrari F80. Sucessor do LaFerrari tem V6 híbrido com 1200cv

Chama-se Ferrari F80 e será limitado a apenas 799 unidades, com um preço unitário de 3,6 milhões de euros. É também o regresso da marca aos hiperdesportivos, além do ‘Cavallino’ mais potente de sempre.

Tal como os cometas periódicos fazem aproximações cíclicas ao nosso planeta, a Ferrari apresenta, periodicamente, um modelo para a sua linhagem icónica. Mais de uma década depois do LaFerrari, chegou o momento de conhecer o sucessor: o Ferrari F80.

Regresso da marca transalpina aos hiperdesportivos, o F80, que passa a ser, igualmente, o novo «porta-estandarte» da marca do Cavallino Rampante, é a materialização de todo o conhecimento técnico adquirido, pela Ferrari, no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) e Fórmula 1, ao mesmo tempo que promete manter a tradição e desempenho da marca.

Apontando como inspiração, em termos de design, a indústria aeroespacial, a aerodinâmica surge como peça central e fundamental no desempenho do F80.

A dianteira apresenta uma «S-Duct», uma conduta canalizadora de ar em «S», enquanto, na traseira, não passam despercebidos o difusor de ar inferior e o spoiler ativo. Tudo junto, a 250 km/h, é suficiente para criar uma força descendente superior a uma tonelada.

No interior

O interior é apresentado com um desenho cónico, onde o foco está no condutor.

O visual minimalista também o reforça, embora a grande novidade esteja na configuração dos ocupantes, de “1+”, como a marca lhe chama, e que se traduz num banco específico para o condutor, assumidamente desportivo, ajustável, na cor vermelha, enquanto o passageiro dispõe de uma solução bem mais simples e não tão ergonómica.

As razões para a escolha de uma configuração assimétrica vão ao encontro da eficiência aerodinâmica e da redução de peso. O habitáculo assimétrico, composto por fibra de carbono e alumínio, permite o F80 ter um peso de 1525 kg  (a seco), sendo o seu acesso facilitado através de portas de abertura vertical.

Um novo V6 Híbrido com 1200 cv

Para o seu novo hipercarro, a Ferrari abandonou o V12 e deu as boas-vindas a um V6. A este, foram adicionados três motores elétricos, resultando numa potência máxima combinada de 1200 cv. Contas feitas, é o Ferrari mais potente de sempre.

O motor V6 é baseado no mesmo bloco que se pode encontrar no Ferrari 296 GTB, assim como no 499P que venceu as últimas duas edições das 24 Horas de Le Mans. O sistema híbrido dispõe de uma tensão de funcionamento de 800 V e de uma bateria de 2,3 kWh, que, em conjunto com os três motores elétricos – dois à frente e um atrás -, consegue não só oferecer mais potência, como recuperar energia de forma mais eficaz.

O F80 dispõe de três modos de condução - Híbrido, Performance e Qualify -, que se distinguem entre si pela forma como a potência é gerida. Como não se trata de um híbrido plug-in, mas de um elétrico simples, não é possível andar em modo totalmente elétrico.

Contudo, toda a potência mencionada é suficiente para permitir um sprint dos 0 aos 100 km/h em 2,15s, assim como uma velocidade máxima de 350 km/h.

Preço e data de chegada

Com uma produção limitada a apenas 799 unidades, o preço do novo Ferrari F80 irá começar nuns igualmente exclusivos 3,6 milhões de euros (antes de impostos).

As primeiras entregas estão previstas para o final de 2025.