Ferrari. Revelamos-lhe 10 curiosidades que talvez desconheça

Hoje em dia a marca automóvel mais valiosa em todo o mundo, segundo o Brand Finance, não faltam curiosidades na história da mítica Ferrari.

Hoje em dia vulgarmente apontada como a marca automóvel mais valiosa do mundo, a verdade é que não faltam curiosidades ao longo dos já 75 anos de vida da mítica Ferrari. Recordamos-lhe alguns... 1. A cor vermelha não foi uma ideia original da Ferrari Surpreendentemente, a emblemática cor vermelha que associamos à Ferrari - e que , diga-se de passagem, tão bem fica a qualquer modelo - não foi escolha da marca. Não havia outra opção. Isto porque a Federação Internacional de Automobilismo determinou que, nos primórdios da existência do Grand Prix, todos os carros de corrida italianos teriam de ter a cor vermelha. A pintura "Rosso Scuderia" não é fruto de uma ideia de marketing irreverente, apenas de uma adaptação às forças de circunstância. [caption id="attachment_14407" align="aligncenter" width="847"] Ferrari California T Rosso Scuderia[/caption] 2. Merchandise Ferrari, um negócio exorbitante A Ferrari alcançou um prestígio internacional sem limites. O símbolo do cavalinho é a tradução de notoriedade e excelência, características consolidadas pelo marketing da marca. Só em merchandise, artigos alusivos à marca, a Ferrari lucra cerca de 1.5 biliões de dólares por ano, o que se converte em aproximadamente 1.37 mil milhões de euros. Desde roupa a relógios, de óculos de sol a capas para telemóvel e carros de escala de colecção, o catálogo parece infindável. E não são artigos propriamente baratos - a réplica do Ferrari F14T à escala de 1:8 custa 5,400 dólares (4,936 euros). Os óculos de sol ultrapassam os 200 dólares (183 euros). Tudo se conjuga para fortalecer a posição da Ferrari como uma das mais marcas de automóveis mais valiosas do mundo. [caption id="attachment_4790" align="aligncenter" width="841"] Colecção de relógios Ferrari[/caption] 3. São dois os parques temáticos Ferrari Na região do Golfo Pérsico há bastantes fãs da Ferrari. Nas zonas árabes ricas vendem-se mais automóveis da Ferrari do que em qualquer parte do mundo. Em Abu Dhabi abriu o primeiro parque temático Ferrari, o "Ferrari World", em 2010, com quatro montanhas russas, sendo que uma delas é inspirada nas corridas de F1 e é a que atinge a maior velocidade do mundo - 240 km/h. As pessoas com mais de 21 anos podem conduzir, inclusivamente, nas ruas da Ilha de Yas, onde se localiza o Ferrari World. Enorme sucesso que determinou a abertura, em abril de 2017, do segundo "Ferrari World", em Tarragona, perto de Barcelona. [caption id="attachment_20178" align="aligncenter" width="859"] Montanha-russa Formula Rossa[/caption] 4. Pilotos da Ferrari venceram mais de 5.000 corridas profissionais Os pilotos ao volante de modelos da Ferrari venceram mais de 5.000 corridas profissionais. Desde a primeira conquista em 1947, mais de 5.000 troféus têm o carimbo da Ferrari, incluindo 15 títulos mundiais da Fórmula 1, 16 distinções como melhor construtor da Fórmula 1, 14 conquistas como melhor fabricante de Carros Desportivos, 9 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, 8 e 7 triunfos nas corridas de Mille Miglia e Targa Florio, respetivamente. No total, são 238 vitórias para a marca no Grand Prix da Fórmula 1. Às imperiosas máquinas unem-se fabulosos pilotos, demonstrando o poder da Ferrari na engenharia mecânica e no rigor do processo de recrutamento. [caption id="attachment_20182" align="aligncenter" width="836"] Michael Schumacher[/caption] 5. Inauguração da Ferrari adiada pela Segunda Guerra Mundial Enzo Ferrari, um homem cheio de ambições e sonhos, saiu dos quadros da Alfa Romeo, onde integrava o departamento de corridas Alfa Corse, para fundar a sua própria marca. Em 1939, quando reuniu condições financeiras e confiança suficiente para partir para a aventura em nome próprio, deparou-se com o contra-tempo imposto pelo início da Segunda Guerra Mundial e adiou a inauguração da Ferrari. O 125 S, primeiro modelo da marca, estreou-se em Março de 1947, dois anos após final da Guerra. [caption id="attachment_19909" align="aligncenter" width="844"] Primeira Vitória da Ferrari[/caption] 6. Apenas dois modelos do primeiro Ferrari foram produzidos Apesar do sucesso do primeiro modelo da Ferrari, o referido 125 S, apenas duas unidades do automóvel foram produzidas. Conduzido por Franco Cortese, o 125 S estreou-se no Circuito de Piacenza, no que Enzo Ferrari mais tarde descreveu como "uma promessa falhada" - uma falha na bomba de combustível ditou o afastamento prematuro de Franco Cortese da pista enquanto o piloto se encontrava na liderança da corrida. Ao início turbulento sucedeu-se uma brilhante campanha no Grand Prix de Roma, em 1947, ea conquista de 6 de 13 corridas nesse mesmo ano. Infelizmente as 2 unidades deste modelo foram desmanteladas pela Ferrari para aproveitar peças para os outros modelos subsequentes da marca. [caption id="attachment_20180" align="aligncenter" width="846"] Ferrari 125 S[/caption] 7. Enzo Ferrari manteve-se perto da sua cidade natal Natural de Modena, Italia, Enzo Ferrari não se afastou das suas origens. Viajou pelo mundo com a sua equipa de corridas e por questões relacionadas com o negócio da Ferrari mas viveu toda a sua vida entre Modena e Maranello. A primeira fábrica da Ferrari era em Modena e a sede da Ferrari atual tem a morada nesta cidade, onde também se encontra um museu da marca. A Ferrari impulsionou o turismo nestas cidades, encontrando-se turistas provenientes de todo o mundo para visitar estas atrações da il cavallino rampante. [caption id="attachment_20183" align="aligncenter" width="852"] Museu Enzo Ferrari em Modena[/caption] 8. Fiat controlou a Ferrari Outrora um negócio de família, em 1969 Enzo Ferrari vendeu 50 % da companhia à fabricante italiana Fiat, numa transação que concedeu à Ferrari o capital na altura necessário para a marca. Pouco antes de falecer, em 1988 Enzo Ferrari e o filho, Piero Ferrari, venderam uma percentagem ainda maior, pelo que a família passou a ser proprietária de apenas 10% da Ferrari. [caption id="attachment_19930" align="aligncenter" width="901"] Enzo Ferrari com Luca di Montezemolo e Niki Lauda.
(provável fotomontagem)[/caption] 9. Símbolo é homenagem a piloto de guerra Conta-se a história de que o símbolo da Ferrari, o cavalo negro empinado num fundo amarelo acompanhado com as letras S F de Scuderia Ferrari, remonta ao símbolo utilizado pelo Conde Francesco Baracca, um às da força aérea italiana que morreu ainda jovem em combate na Primeira-Guerra Mundial. Enzo Ferrari conheceu o Conde e a Condessa Baracca, os pais de Francesco, que sugeriram a Enzo que utilizasse o símbolo do seu filho, um cavalo empinado alusivo ao regimento da Cavalaria - na altura as forças aéreas italianas não tinham uma administração independente - tal como Francesco Baracca imprimia na lateral dos seus aviões. Enzo completou o símbolo com um escudo amarelo no fundo, em tributo à sua cidade natal, Modena. [caption id="attachment_530" align="aligncenter" width="875"] Símbolo Ferrari[/caption] 10. Todos os elementos de um Ferrari podem ser personalizados Qualquer elemento de um Ferrari pode ser personalizado de acordo com os gostos do cliente. O programa "Tailor Made" permite ao comprador personalizar a sua viatura, num processo que ocorre na fábrica de Maranello, em Itália. Dos adornos do interior aos acessórios e ao piso dos pneus - a escolha é do consumidor. Finalizado o processo de personalização, o cliente espera até um prazo de 2 anos para a chegada da sua viatura. Celebridades como o guitarrista Eric Clapton e o golfista Ian Poulter aderiram ao programa e criaram um Ferrari 100% aos seus gostos. [caption id="attachment_20184" align="aligncenter" width="1035"] Apresentação Tailor Made[/caption]

Veja a galeria alusiva aos 70 anos Ferrari:

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00009.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00010.jpg]