PSP acrescenta Ferrari 488 GTB à frota portuguesa

A Polícia de Segurança Pública acabou de ganhar um novo superdesportivo. O Ferrari 488 GTB é o novo membro da frota de carros especiais da polícia portuguesa.

Com uma frota de carros especiais atualmente composta por modelos como o Porsche 911 Turbo (996), Audi R8, Ford Mustang GT (e entre muitos outros) a Polícia de Segurança Pública (PSP) acabou de acrescentar um novo membro: um Ferrari.

As imagens reveladas a partir de um vídeo promocional que está a circular nas redes sociais revelam que se trata de um 488 GTB totalmente “equipado” com autocolantes refletores, sistema de comunicação e ponte de luzes.

Tal como aconteceu com todos os outros veículos especiais, este novo Ferrari não terá sido comprado. Em causa está a reversão da viatura para o Estado, depois de apreendido pelo Departamento de Investigação Criminal da PSP.

O mais rápido da história da PSP

O Ferrari 488 GTB está equipado com um motor V8 biturbo de 3,9 litros de posição central traseira. Debita a pouco modesta potência de 670 cv às 8 mil rotações por minuto e 760 Nm de binário máximo um pouco antes, às 3 mil rotações.

A enviar toda a potência para as rodas traseiras com a ajuda de uma caixa automática de dupla embraiagem, o novo Ferrari da polícia de segurança pública é capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos e de atingir uma velocidade máxima de 330 km/h.

Quais são os custos associados?

Como já foi mencionado, este carro não foi adquirido pelo Estado. Se fosse, de acordo com uma breve análise nos sites da especialidade, poderíamos contar com um valor que ronda os 260 mil euros, tendo em conta outros exemplares usados atualmente à venda com configurações semelhantes.

Mas um custo associado que a polícia deverá ter é a manutenção, que é importante em qualquer carro e este superdesportivo de Maranello não é exceção.

Os custos de manutenção de um Ferrari 488 GTB podem variar consoante oficinas (se for de marca ou especializada), mas é importante considerar que superdesportivos de marcas de luxo tendem a ter intervalos de manutenção reduzidos e custos bastante elevados.