Ferrari 296 Speciale e Speciale Aperta revelados com 880 cv

A Ferrari revelou o 296 Speciale, a versão mais extrema do superdesportivo híbrido. Entre os argumentos, estão 880 cv de potência, menos peso e uma aerodinâmica revista.

A Ferrari acaba de assinar mais um capítulo da sua história com a estreia do 296 Speciale e do Speciale Aperta (descapotável).

As encomendas para o modelo que assinala o regresso do nome Speciale já abriram, com preços para Portugal a começar nos 460 mil euros para o Coupé e mais de 500 mil euros para a versão Aperta.

Face ao 296 GTB, o novo Speciale reúne uma combinação clássica: mais potência, menos peso e uma aerodinâmica revista. Isto traduz-se em 880 cv de potência (mais 50 cv), menos 60 kg de peso e uma aerodinâmica que produz 435 kg de carga descendente sobre o eixo traseiro a 250 km/h.

Ainda com o V6

Começando pela mecânica, o 296 Speciale recorre ao já conhecido motor V6 híbrido biturbo, agora a debitar 700 cv. Entre as melhorias efetuadas, estão os turbos com mais pressão e os componentes internos, como bielas e pistões, agora reforçados e mais leves.

Já o motor elétrico, que surge posicionado entre o bloco e a caixa de oito velocidades automática, também viu aumentar a potência para os 180 cv. Em modo 100% elétrico, consegue percorrer até 25 km e atingir os 125 km/h. A bateria tem uma capacidade de 7,4 kWh.

Em termos práticos, todo este conjunto permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8s dos 0 aos 100 km/h, dos 0 aos 200 km/h em 7,0s (+ 0,3s para a versão Aperta) e uma velocidade máxima superior a 330 km/h.

Exterior e interior a condizer

A nível aerodinâmico, o superdesportivo beneficia de várias soluções derivadas do 296 Challenge (a versão de competição), tais como um difusor traseiro redesenhado. No entanto, o grande destaque vai para o novo spoiler ativo traseiro, que garante mais carga descendente sem comprometer o visual.

O interior também foi otimizado para reduzir o peso e aumentar a experiência ao volante, com diversos elementos em fibra de carbono exposta, acabamentos em Alcantara e alumínio e um isolamento acústico reduzido.

Em termos de tecnologia, destacam-se o painel de instrumentos digital e um pequeno ecrã diante do passageiro. No volante, continuam presentes os diversos comandos que alteram a resposta da suspensão, motor e os modos de propulsão elétrica.